Corpo de Bombeiros inicia atividades de programa de estágio de Engenharia e Prevenção de Incêndio

2 de setembro de 2019 - 18:11 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) inicia, nesta segunda-feira (2), as atividades do programa de estágio para estudantes universitários que irão atuar no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI). Após acolhimento na última quarta-feira (28), com a presença do comandante adjunto, coronel Cleyton e do comandante do CEPI, coronel Bruno. Na oportunidade, o comandante adjunto do CEPI, o tenente-coronel Wagner, e o analista do CEPI, o primeiro-tenente Bentemuller, apresentaram aos estagiários as atividades desempenhadas pelos bombeiros militares no Setor de Engenharia e das atividades do Programa de Estágio.

Desde 2017, o Programa de Estágio do CBMCE já formou mais de 80 estagiários nas mais diversas áreas de atuação do bombeiro militar. Os cursos que participarão desse período são os de administração, design, arquitetura e engenharias (civil, elétrica, mecânica, de produção, de controle e automação). Em sua quinta turma, vamos dispor de 38 alunos de seis instituições de Ensino Superior: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Unichristus, Uni7, Fametro e Fatene.

O programa funciona semestralmente e tem carga horária de 16 horas semanais. Os estagiários, além de auxiliarem nos processos existentes no CBMCE, eles têm contato imediato com as atividades bombeirísticas, aprimorando sua graduação com conhecimentos que, por vezes, não são ofertados em suas grades curriculares.

Para participar, é necessário que o aluno esteja em condições de se matricular na disciplina de Estágio Obrigatório, a critério da coordenação de cada curso. Além disso, a instituição de ensino precisa estar conveniada com a Secretara de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na SSPDS são realizados os processos de inscrição e seleção.