Polícia Civil e PRF realizam operação conjunta de fiscalização na BR 222

27 de agosto de 2019 - 18:31 # # # # #

Dando continuidade às operações deflagradas neste mês de agosto, com o intuito de coibir o tráfico de drogas, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico Drogas (DCTD), realizou, na manhã desta terça-feira (27), uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação teve como objetivo principal fiscalizar ônibus que transitam pela rodovia federal BR 222, no município de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

Durante a operação de fiscalização, as equipes do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da DCTD abordaram diversos veículos, incluindo carros de passeio e transportes coletivos, com auxílio dos cães farejadores no combate ao transporte de drogas. O trabalho de prevenção e orientação seguiu durante toda a manhã.

Segundo o delegado Marciliano Ribeiro, da DCTD, a ação conjunta com a PRF é de fundamental importância para o fortalecimento do trabalho integrado. “É vital o trabalho integrado e conjunto entre a Polícia Civil e a PRF, uma vez que a ação fiscalizatória apresenta grande abrangência devido à capilaridade das autoestradas, as quais servem muitas vezes de rotas para a entrada de droga no estado do Ceará e, mais especificamente, em Fortaleza”, disse o delegado.

As operações dessa natureza vão continuar em vários locais definidos estrategicamente pela DCTD, além de contar com a experiência e parceria das forças policiais nas abordagens, garantindo um trabalho com foco no combate ao tráfico de drogas.

Saiba mais sobre o NOC

O NOC da DCTD foi inaugurado no dia 28 de junho deste ano e conta com o trabalho de três cães, sendo dois cachorros da raça pastor belga malinois e um labrador, todos adestrados e prontos para o trabalho policial. Além dos cães, o núcleo é composto por cinco policias civis, que são treinadores e condutores de cães de faro. Os policiais foram formados nos cursos de Cinotecnia e de detecção de substâncias do Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de terem feito o curso de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).