SSPDS e vinculadas participam de evento voltado à saúde dos agentes de segurança

14 de agosto de 2019 - 17:00 # # # # # #

Representantes do Sistema de Segurança cearense participam, até sexta-feira (16), do Encontro Técnico Anual do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pro-Vida) e da 1ª Feira de Boas Práticas em Melhoria da Qualidade de Vida, em Brasília. Durante o evento, que é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), acontecem palestras, trabalhos em grupos, mesas redondas, rodas de conversas e feiras sobre o tema.

Participam pela SSPDS: o coordenador de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep), tenente coronel da PMCE, Klênio Sousa; a orientadora de Desenvolvimento de Pessoas, aspirante oficial do Corpo de Bombeiros, Bia Úrsula; e a assessora de Assistência Biopsicossocial (Abips) e psicóloga, Rebeca Rangel. Representantes das vinculadas também participam da iniciativa, sendo eles, a coordenadora de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente coronel da PMCE, Sandra Helena; a diretora do Departamento de Assistência Médica (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Sônia Amaral; o comandante adjunto da 2ª SB / 1º GB (Quartel do Corpo de Bombeiros do Mucuripe) e pesquisador na área de suicídio, o major do CBMCE, Edir Paixão; e orientador geral do Centro de Estudos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Victor Hugo.

“Possui momentos variados, sendo alguns reservados para adquirirmos conhecimento e outros para debatermos e criarmos políticas sobre o tema. O Pro-Vida é dividido em três temáticas que influenciam na vida dos agentes, que é a atenção biopsicossocial; a saúde e a segurança do servidor e a valorização do profissional. O objetivo é analisar como colocar cada eixo em prática”, ressaltou a assessora da Abips, Rebeca Rangel.

Durante o Pro-Vida, os representantes cearenses tiveram a oportunidade de expor algumas ações desenvolvidas no Estado e voltados aos agentes de segurança pública. A exemplo disso está uma exposição de banners com apresentações sobre os trabalhos da Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS e do Departamento de Assistência Médica (Damps) da Polícia Civil. Pelo Corpo de Bombeiros, o trabalho exposto para os demais participantes foi o Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio, coordenado pelo major CBMCE, Edir Paixão, e promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

“Isso vai impulsionar que possamos entender o que vem sendo feito nos demais estados, compreender as dificuldades que eles têm, que são unânimes em todos as regiões do Brasil. Por isso, o objetivo é entender o que o Brasil possui de maneira geral sobre o tema, tentar compreender quais são as melhorias necessárias e levar as demandas para a Senasp. Porque teremos a oportunidade de abrir editais para projetos e possibilitar a ampliação dos trabalhos da Abips”, disse Rebeca Rangel.

Palestra Força Nacional

Na sexta-feira (16), a assessora e psicóloga da Abips, Rebeca Rangel; e o major CBMCE, Edir Paixão ministrarão uma palestra para cerca de 400 profissionais de segurança da Força Nacional, também em Brasília. O tema será “Suicídio: prevenção, posvenção e intervenção em crise”. Além dos palestrantes cearenses, a iniciativa também terá a participação do capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Cristian Wagner Bons.