Policiais civis do 2º DP prendem paulista e baiano suspeitos de estelionato

14 de agosto de 2019 - 17:03 # # # #

Dois homens suspeitos de envolvimento em crimes de estelionato foram presos, nessa terça-feira (13), em flagrante, por equipes do 2º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Os infratores, um paulista e um baiano, vieram de São Paulo e estavam em Fortaleza desde o último final de semana, hospedados em um flat, situado na Avenida Beira Mar, bairro Praia de Iracema, Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). Com eles, foram apreendidas máquinas de cartão de crédito, além de aparelhos celulares, cartões e outros documentos. A dupla foi levada para a delegacia, onde foi instaurado inquérito referente à prática criminosa.

As prisões aconteceram a partir de uma denúncia feita por uma das vítimas da dupla, informando aos policiais da distrital que estava ao telefone com um homem e que este se identificara como funcionário de um banco e a informava durante a ligação que tinha registrado uma compra em um alto valor em um supermercado. Durante o telefonema, o suspeito induzia seu alvo a incluir informações de sua conta e também a senha numérica. O indivíduo disse ainda que a mulher precisava cancelar o cartão e que para o procedimento ser concluído ela precisava cortar o documento e entregar-lhe em um envelope.

De posse das informações necessárias para realizar a abordagem, os policiais seguiram até o local marcado pelo infrator, onde este pegaria o cartão da vítima. No meio da tarde de ontem, um indivíduo chegou ao local programado em um veículo e se identificou na portaria, dizendo o que iria fazer no local, momento em que os agentes de segurança o abordaram. O suspeito foi identificado como Elinaldo Silva de Jesus (31), natural de Itagi (BA).

Dando continuidade a ação, os policiais da distrital seguiram até um flat situado na Avenida Beira Mar, local onde encontraram o segundo partícipe da prática criminosa, identificado como Júlio César Michelan (27), natural de São Paulo (SP). No apartamento onde os dois estavam hospedados, desde a última sexta-feira (9), os agentes encontraram sete máquinas de cartão de crédito, dois aparelhos celulares, cartões de créditos de bandeiras variadas, cartões magnéticos e outros documentos.

Os dois receberam voz de prisão e foram levados para o 2º Distrito Policial (DP), onde foi constatado que Elinaldo tinha antecedentes criminais em São Paulo por porte ilegal de arma. Com base no que foi encontrado e nos depoimentos da vítima, os dois foram autuados em flagrante por tentativa de estelionato e associação criminosa. A Polícia Civil mantém o trabalho de investigação, agora com o objetivo de identificar outras vítimas e também outros possíveis partícipes da prática criminosa.

Denúncia

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou para o (85) 3101-1344, do 2º Distrito Policial (DP). O sigilo e o anonimato são garantidos.