Secretário da SSPDS apresenta novas práticas desenvolvidas pelo Ceará durante 13° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

2 de agosto de 2019 - 17:43 # # # # #

O Ceará foi mais uma vez destaque em um evento nacional. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, participou, nessa quinta-feira (1º), do 13º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em João Pessoa, na Paraíba. O gestor cearense participou de uma mesa com o tema “O papel dos organismos de Inteligência na Gestão Estratégica das Polícias: o caso do Norte e Nordeste”. Também à convite do Fórum, participaram o delegado da Polícia Civil do Piauí, Carlos César Camelo de Carvalho; o delegado da Polícia Civil de Pernambuco, Romano Costa; o delegado da Polícia Civil de Amazonas, Mário Aufieiro; e também os representantes da Cunha e Nunes Consultoria em Inteligência e Contrainteligência, Luis Fernando Cunha.

Participaram ainda o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; e o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila. Durante o evento, que iniciou na quarta-feira (31) e durou até esta sexta-feira (2), ocorrem diálogos entre os principais atores da área de segurança pública, como policiais, gestores públicos dos estados e municípios, integrantes do sistema de justiça criminal, sociedade civil e academia. Entre as temáticas de sua 13ª edição, se destacam a estruturação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a construção de articulação, integração e coordenação entre as diferentes instituições públicas do sistema e a seleção de prioridades e temas estratégicas.

Durante a mesa que André Costa participou, o secretário cearense apresentou as ferramentas e as estratégias, que estão em desenvolvimento no Ceará, e que têm impactado positivamente nos índices criminais. “Apresentei toda a construção da inteligência, desse novo modelo de segurança pública que estamos construindo no País. Apresentei também diversos sistemas, o uso da inteligência artificial e de big data. Ou seja, falei sobre como temos investido fortemente quando se trata de tecnologia aplicada à segurança pública, além do envolvimento da universidade e dos nossos policiais no processo”, revelou o secretário ao falar do Estado que chega ao seu 15º mês de redução nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e 25° mês de queda nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

O gestor destacou ainda que o envolvimento dos profissionais de segurança é fundamental para os resultados e o êxito das estratégias. “Sempre destaco que o mais importante é o ser humano. Isso porque não adianta você ter uma série de dados e de informações em tempo real à disposição do policial, se ele não estiver apto para tomar decisões. Então, estamos trabalhando nessa mudança de cultura das nossas Polícias, e que envolve toda a decisão política, que vem desde o governador Camilo Santana, passando por mim, enquanto secretário, e dos demais gestores da segurança, com o objetivo de dar uma nova cara à inteligência e à segurança do Estado”, disse.

André Costa falou ainda de como o Ceará tem servido de exemplo para os demais estados brasileiros. “A apresentação gerou uma receptividade muito boa e com muitos questionamentos. Os participantes mostraram interesse de conhecer o Ceará, que vem sendo cada vez mais uma vitrine para todo o País”, revelou.

Ceará como exemplo

No processo de desenvolvimento e aprimoramento de novas práticas, o Ceará já apresentou suas experiências com representantes do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe; além de instituições federais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).