Bombeiros dão dicas de segurança para evitar afogamentos na alta estação

18 de julho de 2019 - 17:39 # #

Em época de férias, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atua de forma mais incisiva e reitera os cuidados que a população deve ter nos momentos de lazer em praias, lagoas e balneários. Lembrando que existem cuidados específicos para cada tipo de local. As lagoas, por serem de água doce, possuem uma densidade menor, onde afundamos com uma maior facilidade, já as praias têm entre seus principais perigos as correntes de retorno, enquanto que os balneários têm entre os seus perigos a falsa sensação de tranquilidade.

A corrente de retorno é um canal que adentra o mar puxando o banhista. O canal tem uma aparência tranquila quase sem ondas e isso se devea maior profundidade, o que termina sendo um atrativo para os frequentadores. A recomendação é evitar o local, por isso, é feito a sinalização com as bandeiras vermelhas nas praias.

“Caso seja atraído por uma corrente de retorno, procure manter-se tranquilo e nadar de modo paralelo à praia até o banco de areia”, conforme ressalta o capitão Fernando Chailon, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS).

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 75% dos óbitos em meio líquido ocorrem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes ocorrem por, ignorar os riscos, não respeitar limites pessoais, ingerir bebidas alcoólicas e desconhecer como agir no momento do afogamento.

Dicas de segurança

Considerando que normalmente as águas de lagoas costumam ser mais tranquilas, porém escuras. Além de esconderem sua real profundidade e não terem um fundo plano, os banhos em lagoas envolve uma série de riscos, como pedras, galhos e outros obstáculos, onde o banhistas poderá ficar preso, se machucar no mergulho, além da água doce dispor de uma densidade menor, ou seja, afunda-se com mais facilidade. Cada uma dessas variáveis individualmente já podem causar um incidente e quando somadas, normalmente se chega ao óbito.

Portanto, se você não conhece a lagoa, e, se esta não estiver sinalizada, nunca deverá adentrar além do nível da água ou passar da cintura, nesse caso valerá a máxima: “água no umbigo, sinal de perigo”.

Esses avisos servem para evitar casos como o que ocorreu, na última terça-feira (16), a seis quilômetros da Vila de Jericoacoara. Um homem afogou-se durante um mergulho na Lagoa do Amâncio. O homem era natural de Bela Cruz (CE), mas trabalhava em Jericoacoara há duas semanas.

A vítima, Ivan Teixeira da Mota (23), trabalhava como “bugueiro”. Durante um passeio pelas dunas com quatro turistas, ele parou o veículo e entrou na água para realizar um mergulho. Ao perceber que a vítima se afogava, um dos turistas saiu rapidamente da água para pedir ajuda.

A guarnição do Corpo de Bombeiros, responsável por cobrir Jericoacoara, foi acionada após as 14 horas. O acesso difícil ao local dificultou a chegada rápida da guarnição. As buscas ocorreram por mais de quatro horas, em locais que ultrapassam os quatro metros de profundidade. Somente próximo das 18 horas o corpo da vítima foi localizado sem vida e levado pela guarnição da Polícia Militar do Ceará (PMCE), para o Hospital Municipal de Jijoca de Jericoacoara.

Postos fixos em Jericoacoara

No mês passado, Jericoacoara ganhou dois postos de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os pontos, um localizado na praia principal e outro na praia da Malhada, contam com um efetivo diário de oito bombeiros militares, entre guarda-vidas e resgatistas, equipados com uma ambulância, dois trollers, uma moto aquática, um bote motorizado e dois quadriciclos, além de pranchões e flutuadores.