Suspeitos envolvidos em esquema interestadual de furtos de veículos de luxo são presos

16 de julho de 2019 - 17:36 # # # #

Após uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), dois homens suspeitos de integrar um grupo interestadual de furtos de veículos de luxo, em Fortaleza e na Região Metropolitana, foram presos. Com os criminosos, foi apreendido um veículo de alto valor no mercado e um equipamento utilizado para bloquear o sinal rastreador dos automóveis furtados. A ação ocorreu, no dia 6 de julho, no bairro Vicente Pinzón – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), mas as informações foram divulgadas pela delegacia especializada, nesta terça-feira (16), em coletiva de imprensa.

Após um furto de um veículo ocorrido, no dia 23 de junho,na Praia do Futuro (AIS 10), ser noticiado à DRFVC, as diligências iniciaram com o objetivo de identificar os autores da ação criminosa. O cearense Alex Dutra Almeida (28) e o tocantinense William Martins Silva (31) estavam um Jeep Cherokee avaliado em mais de R$ 100 mil. Na abordagem, ocorrida em frente a uma pousada também na Praia do Futuro, um dos suspeitos tentou fugir, mas foi capturado pelos policiais civis.

Alex Dutra Almeida (28) e William Martins Silva (31)

Ele apresentou uma identidade com outro nome, mas após averiguação feita pela Polícia Civil, a equipe identificou que se tratava de Alex Dutra, que já responde por posse irregular de arma de fogo no estado do Mato Grosso.Além dos crimes no Ceará, os investigados também são suspeitos de furtos no estado do Pará.

No interior do veículo, foram encontrados módulos de comando de veículos que os criminosos utilizavam para ligar os carros subtraídos. Em diligência até a casa utilizada pelos suspeitos, em Aquiraz (AIS 13), a Polícia Civil encontrou um equipamento que possui a função de bloquear sinais de rastreadores.De acordo com os levantamentos da DRFVC, um terceiro suspeito atuava com a dupla presa, sendo este identificado por Ediego Gonçalves de Oliveira (32), natural de Goiás e com antecedentes criminais no Ceará por furtos de veículo e receptação.

Ediego foi preso pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), no dia 2 de julho, no bairro Cambeba (AIS 7), na Capital cearense. Ele estava em uma Toyota Hilux furtada momentos antes, no bairro Varjota (AIS 1). Inclusive, conforme apurações policiais, ele se preparava para trocar as placas da caminhonete. Contudo, a ação foi frustrada após a vítima perceber o sumiço do veículo e imediatamente acionar a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que inseriu as placas da Hilux no S25 provisório.

Quando o carro furtado foi detectado pelo sistema de videomonitoramento da Ciops e pela inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), um cerco inteligente foi montado na região, e os policiais militares abordaram o carro. Ediego foi preso em flagrante e levado ao 2° Distrito Policial (Aldeota), onde foi autuado em flagrante por furto de veículo.

No mesmo inquérito policial, a dupla presa pela Polícia Civil foi indiciada sob suspeita de envolvimento do furto da Hilux, após investigações da DRFVC. Os três responderão também pelo furto ocorrido na Praia do Futuro, no mês passado. Já em flagrante, a dupla presa pela Polícia Civil foi autuada por associação criminosa e por uso de documento falso.

Leia mais: Com apoio do Spia, goiano é preso pela Polícia Militar após furtar veículo