Com apoio do Spia, goiano é preso pela Polícia Militar após furtar veículo

3 de julho de 2019 - 18:19 # # # # #

Uma caminhonete furtada no bairro Varjota, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), foi recuperada em uma ação que durou em torno de 15 minutos. Uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada após o veículo ser detectado pelos sensores do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), em Fortaleza. Um goiano foi preso em flagrante quando se preparava para trocar as placas do veículo. O flagrante foi realizado no 2° Distrito Policial (DP), nessa terça-feira (2).

Após a vítima do crime noticiar o fato à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as placas da Hilux de cor prata foram inseridas no S25 provisório. Com o monitoramento feito pelos operadores por meio das câmeras de videomonitoramento aliado à inteligência artificial do Spia, o carro foi detectado quando passava por uma das ruas do bairro Cambeba (AIS 7). Uma viatura da Polícia Militar que patrulhava pela região foi informada acerca do fato e seguiu em buscas pela caminhonete.

Quando os policiais localizaram o veículo e efetuaram a abordagem, em seu interior, foi encontrado o suspeito identificado por Ediego Gonçalves de Oliveira (32), natural de Goiás e com antecedentes criminais no Ceará por furtos de veículo e receptação. Com ele, estavam duas placas, sendo ambas também de uma Hilux, mas oriunda da cidade de Ananindeua, no Pará. Conforme os indícios no local, o suspeito estava se preparando para clonar o veículo. Inclusive, a placa traseira da Hilux já havia sido retirada.

Além de documentos e ferramentas, a Polícia Militar também encontrou com o suspeito um aparelho utilizado para fazer a ligação direta da ignição do veículo. Todo o material foi encaminhado ao 2° Distrito Policial (DP), no bairro Aldeota, onde Ediego foi autuado em flagrante por furto de veículo. A Polícia Civil investiga o envolvimento de outras pessoas no esquema criminoso.