Policiais militares iniciam instrução especializada para atuarem em bases do Proteger

4 de julho de 2019 - 18:35 # # # #

Com o objetivo de capacitar policiais militares para atuarem na modalidade de policiamento comunitário, nas bases do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) iniciou, nesta quinta-feira (4), a Instrução de Manutenção em Policiamento Preventivo Especializado. Essa é a quarta turma e visa formar 41 profissionais de segurança, que serão empregados na região do Bom Jardim e Granja Lisboa. Bairros que estão inseridos na Unidade Integrada de Segurança 4 (Uniseg 4), em Fortaleza.

A capacitação ocorre na sede da Assessoria de Polícia Comunitária (APCom) da PMCE, no bairro Edson Queiroz. Estiveram presente, na abertura da instrução, o coordenador Geral de Operações da PMCE, coronel George Stephenson; e o assessor da APCom, capitão Messias Mendes. Em torno de 193 policiais militares já foram formados em turmas anteriores do curso, visando atuarem em bases do Proteger na Messejana, Ancuri, Jangurusssu, Conjunto Palmeiras e Tancredo Neves.

No total, serão duas semanas de capacitação, quando serão ministrados módulos sobre a mediação de conflitos, justiça restaurativa, filosofia de polícia comunitária, atuação dos policiais militares no Estado democrático de Direito e sobre o uso adequado da força.

“É uma ação importante para nivelar e fortalecer a relação da Polícia com a comunidade. De forma que o policial entenda as estratégias de policiamento comunitário, que são fundamentais para gerar uma relação de confiança e de utilidade para além da esfera penal, bem como o restabelecimento da autoridade pública dentro dos territórios de alta vulnerabilidade”, destaca o capitão Messias Mendes. O oficial destacou ainda a importância das políticas intersetoriais nos territórios.

“É importante compreender o trabalho em rede da Polícia Militar, no sentido de levar uma amplitude maior para as questões de segurança. Isso ocorre por meio de ações intersetorizadas com os Cras e os Creas (Centros de Referências de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social); com a Casa da Mulher Brasileira, com as delegacias de Polícia Civil e também com juizados e promotorias. Então, o policial sai com essa visão de integração. Ou seja, que o trabalho da Segurança não se resume somente ao trabalho da polícia”, finaliza.

Bases do Proteger

A criação do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) ocorre por meio das bases fixas instaladas pontos estratégicos da Capital e em Caucaia, visando o combate aos crimes territoriais. Por trás do principio do Programa, há um trabalho desenvolvido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, que mapeou 70 indicadores como renda, saneamento e educação, referentes às áreas críticas de Fortaleza. Com um trabalho alinhado entre a Prefeitura e Estado, Polícia e demais instituições têm agido para melhorar a situação dos microterritórios no município.