Policiais concluem Curso de Policiamento em Áreas Portuárias e Industriais

4 de julho de 2019 - 18:18 # # # #

Vinte e cinco policiais militares e um policial civil concluíram, nesta quinta-feira (4), a primeira turma do Curso de Policiamento em Áreas Portuárias e Industriais. A capacitação foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), entre os dias 30 de maio e 30 de junho e teve carga horária de 220 horas/aula.

Durante esse período, os profissionais passaram por instruções de controle de distúrbios civis; comando tático rural; policiamento ambiental; uso operacional de veículos aéreo não tripulado (VANT) – conhecido como drone –; tiro policial; além de visitas técnicas ao Porto do Pecém, à Companhia Siderúrgica do Pecém e ao Porto do Mucuripe.

De acordo com o comandante da 4ª Companhia do 12º BPM do Pecém, capitão Lutiani Rodrigues, que também é monitor do curso, o treinamento é pioneiro no Estado e trará um retorno imediato para sociedade, já que grande a maioria dos formandos deste curso atuam na região portuária do Pecém.

“O curso contou com várias instruções policiais militares e bombeirísticas. O aproveitamento foi excepcional por parte dos alunos. A região, principalmente a que corresponde à área do 12º Batalhão, nos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi, está recebendo agora policiais mais qualificados, em operações táticas rurais, em abordagem, em como atender melhor o cidadão de bem, e também em situações de alta complexidade. É um conjunto de ações que a gente vem efetuando para melhorar o policiamento da região”, declarou Lutiani.

Lutiani também ressaltou a importância de promover uma capacitação especializada e parabenizou a iniciativa da Aesp. “A Academia enxergou algo que em muitos estados não se têm. Não tem um curso específico voltado para isso. Acredito que a Academia esteja entregando 26 profissionais qualificados para atuarem naquela região, e só quem tem a ganhar é a população”, pontuou o oficial.

A solenidade de encerramento aconteceu na Aesp e contou com a presença do diretor geral da Academia, Juarez Gomes Nunes Junior; do coordenador do curso, coronel Giovane Martins de Souza; do titular da delegacia do município de São Gonçalo do Amarante, delegado Eduardo Coutinho, e do presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Ricardo Parente.