Conselhos Comunitários de Defesa Social completam 21 anos com homenagem na Assembleia Legislativa

4 de junho de 2019 - 18:37 # # # # # #

No ano em que celebra 21 anos de atividades em prol da segurança pública do Ceará, os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs) foram homenageados em sessão solene, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A homenagem aconteceu, nesta terça-feira (4), às 15 horas, com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, e com a entrega de condecorações aos representantes da Coordenadoria de Defesa Social da SSPDS e da presidente de um conselho sediado em Fortaleza. A solenidade atende requerimento da deputada Augusta Brito.

Para o secretário André Costa, o principal papel dos CCDSs é a redução da violência, por meio da criação de uma cultura de paz, empregando o respeito mútuo e a solidariedade entre as pessoas. Ele destacou a importância de um momento como a sessão solene realizada, hoje (04), para homenagear aqueles que construíram a história dos conselhos comunitários e os que fazem parte deles atualmente. “O líder tem o papel de conseguir criar um movimento, de conseguir mostrar para as pessoas o sonho, trazer as pessoas para lutar por esse sonho, e mais, trazer os melhores para perto dele.

Ele tem que conseguir extrair o melhor dessas pessoas. Dentre os melhores, quando eu pensei em alguém para coordenar nossa a CODES, vi que precisava de uma pessoa muito humana, que soubesse ouvir as pessoas, que tivesse a humildade e a paciência de ouvir as pessoas e uma pessoa que tivesse um verdadeiro amor por esse trabalho com as comunidades. E o melhor, sem dúvida alguma, é o tenente coronel Aguiar. Quero agradecer o seu trabalho e também por conseguir trazer os melhores para sua equipe e por conseguir sempre agregar os melhores conselheiros comunitários”, frisou André Costa.

Criados a partir do Decreto Estadual nº 25.293, do dia 11 de novembro de 1998, os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) ajudam a difundir a cultura de paz e a fomentar a participação da sociedade na prevenção social dos crimes e das violências, sem esquecer a importância das parcerias e do diálogo intersetorial. Para a deputada Augusta Brito, a palavra-chave para tudo, é respeito. Ela acredita que “no momento que você respeita o seu próximo, que você respeita a escolha dele, seja qual for, seja a escolha sexual, seja a escolha religiosa, isso é respeito”. A criação de cada CCDS envolve um amplo processo de mobilização, sensibilização e estruturação comunitária, ensejando o desenvolvimento de diversas ações em prol da coletividade.

Entre as autoridades, foram homenageados o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e coordenador da Coordenadoria de Defesa Social da SSPDS (Codes/SSPDS), Bernardo Antônio Aguiar Caetano; três ex-coordenadores da Codes/SSPDS, os coronéis da reserva da PMCE, William Alves Rocha e Francisco Erivaldo Gomes de Araújo; o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Franklin de Freitas Lopes; e a presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do bairro Henrique Jorge, Maria Valdenice Pinto Lima.

As homenagens in Memorian foram para aqueles que atuaram como presidentes dos CCDSs na Grande Fortaleza e também no interior do Estado. Foram eles: Edmílson Pereira da Silva (Parque Dois Irmãos); Maria Ferreira Dias (Serviluz); Francisco Rogério de Paiva – Rogéria – (Siqueira); Antônia Agostinho de Sousa, (Edson Queiroz); Fernanda Maria Pinheiro Pereira (Maranguape); e José Valter da Silva (Piquet Carneiro).

Cabe aos CCDSs estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública, preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de segurança que o Governo lhe coloca à disposição, auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade, promover campanhas de assistências e recuperação das vítimas de violência, identificar os problemas que possam afligir as comunidades e buscar as soluções em conjunto com as forças de segurança, dentre outras atividades. A presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social do bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, Maria Valdeline Pinto Lima, a “Nega”, destacou a importância dos CCDSs para a comunidade. Ela afirma que “que muitas vezes essas pessoas não encontram um serviço público de qualidade, e através dos CCDS, isso é possível.”

Os CCDSs são geridos pela Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e tem como foco prioritário de sua gestão o fortalecimento dos laços de cooperação entre as comunidades e os órgãos responsáveis pela segurança pública. A Codes cumpre o papel de promover a articulação entre os órgãos de Segurança Pública do Ceará e as entidades representativas dos diversos segmentos sociais, além disso, são responsáveis também por fomentar a integração com as demais organizações governamentais, entidades sociais, fóruns, grupos de trabalho, conselhos, comissões e outros segmentos das sociedades interessadas no aprimoramento da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

Na ocasião, o Coordenador de Defesa Social da SSPDS, tenente coronel Bernardo, um dos homenageados, agradeceu e parabenizou os conselheiros que estavam presentes. Para ele, o dia é de celebrar a vida das pessoas que fazem o bem e contribuem para o mundo melhor. Ele acredita que “sem a participação social o mundo não tem jeito. Sem a nossa colaboração a cultura de paz é utopia”.

Atualmente, existem 194 conselhos ativos no Ceará, com representantes em todas as 22 Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Estado. Eles estão divididos na Capital (73), Região Metropolitana de Fortaleza (58) e Interior (63). Outros 100 conselhos espalhados em todas as regiões do Estado estão em processo de estruturação para serem inseridos no conjunto de iniciativas relacionadas ao movimento da segurança participativa, com o propósito de estabelecer parcerias proativas entre povo e as forças de segurança do Estado.

Saiba mais: Coordenadoria de Defesa Social – Codes