Crianças do projeto “Lutando Pela Paz” conquistam medalhas em competição de Jiu-jitsu

20 de maio de 2019 - 17:31 # # # #

Alunos do projeto “Lutando Pela Paz”, da Unidade Integrada de Segurança 2 (Uniseg 2) – da Polícia Militar do Ceará (PMCE) –, participaram da 4ª edição da Copa Berimbolo de Jiu-Jitsu, realizada nesse domingo (19), no Shopping RioMar Fortaleza. Onze crianças representaram a Uniseg 2 na competição, e todas elas alcançaram um lugar no pódio em sua respectiva categoria.

Dos 11 alunos premiados, nove conquistaram a medalha de ouro, enquanto um ficou com a prata e outra levou o bronze. A Copa Berimbolo de Jiu-Jitsu é referência no Estado e reúne atletas que se destacam na modalidade. No total, a competição contou com 237 participantes inscritos.

Classificação de alunos da Uniseg

Bárbara Áurea – Campeã
Antônia Adrielle – Campeã
Clarice dos Santos – Campeã
Julia Feitosa – Campeã
Vitória Meg – Campeã
Júlio César – Campeão
Mateus Nascimento – Campeão
Nicolas dos Santos – Campeão
João Pedro – Campeão
José Cláudio – Vice-Campeão
Jamile Sousa – 3° Lugar

“É muito gratificante ver o sorriso dessas crianças, pois sabemos que algumas delas jamais teriam condições de pagar pelos ensinamentos que recebem. Além disso, por lutarem e conquistarem algo que foi fruto de um esforço delas, aprendem que basta ter disciplina e persistência para alcançarem os seus objetivos, e este sentimento se expande para todas as áreas de suas vidas”, destacou o 3° sargento da Polícia Militar, Napoleão Cavalcante, um dos instrutores do projeto.

Histórico

O projeto “Lutando pela Paz” nasceu em 2010, no bairro Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), e expandiu suas atividades para outras Unisegs de Fortaleza. O objetivo do projeto é levar para crianças e adolescentes a oportunidade de praticarem uma atividade esportiva e poderem ocupar o seu tempo ocioso. Na região onde está instalada a Uniseg 2 – que abrange os bairros Aldeota, Varjota, Meireles e Praia de Iracema –, o projeto foi implantado em junho de 2015 e atende atualmente 58 crianças, com aulas de segunda a sexta-feira, nos períodos manhã e tarde.

Além do jiu-jitsu, o projeto “Lutando Pela Paz” tem treinamentos em outras artes marciais, como karatê e judô, transformando a vida de crianças de comunidades carentes próximas às sedes de suas respectivas Unisegs. As modalidades exaltam a prática de valores como respeito, disciplina, honestidade, companheirismo, honra, dentre outros princípios da filosofia desses esportes.