Em visita à SSPDS, comissão composta por juízes federais conhecem estrutura da Ciops

7 de maio de 2019 - 18:06 # # # # #

Uma comissão formada por juízes federais visitou, nesta terça-feira (7), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). No total, quatro novos magistrados que atuarão em cidades do interior do Estado e a juíza federal Niliane Meira Lima, vice-diretora do Foro, conheceram a estrutura da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), além de participarem de uma reunião com o coronel Aristóteles Coelho, coordenador da Ciops. Foram expostos também os fluxos de trabalho da pasta, desde a ponta do contato com o cidadão, através da organização do sistema de policiamento ostensivo e da utilização de todos canais de comunicação disponíveis.

“Os novos juízes estão conhecendo a estrutura dos órgãos de segurança do Estado, e começaram aqui pela Ciops, conhecendo nossas tecnologias e também vendo no que podemos auxiliar nessa parceria com a Justiça Federal”, disse o coronel Aristóteles Coelho. O coordenador da Ciops classificou a visita como positiva e de muita importância para a integração da Secretaria com os demais órgãos do Estado. “Dentro da filosofia da Secretaria da Segurança, de integrar ao máximo as suas ações, a visita é extremamente importante e proveitosa, e cada órgão que integra com a SSPDS reflete em frutos positivos para a população do estado do Ceará”, completou.

Após a reunião com o coronel Aristóteles, a comissão seguiu para o Núcleo de Teleatendimento, onde conheceu todo o processo realizado desde o início da ligação até a conclusão de cada ocorrência. Os magistrados foram ainda para o Núcleo de Despacho, setor responsável por despachar e gerenciar as viaturas no atendimento das ocorrências. Os juízes receberam explicações sobre os procedimentos adotados desde a criação do chamado e ainda sobre todo o prosseguimento da demanda.

“Ficamos impressionados com o potencial e com o percentual efetivo de utilização de tecnologia e da Inteligência Artificial nesse tratamento das demandas que chegam a Secretaria da Segurança (SSPDS), até a exposição quanto aos despachos de soluções dessas solicitações”, pontuou a juíza federal Niliane Meira. A magistrada mostrou-se satisfeita com o que foi apresentado durante a visita, e classificou a passagem da comissão pela SSPDS como proveitosa e destacou ainda “que esta trará frutos na atuação dos novos juízes”, disse.

Os quatro juízes presentes à SSPDS nesta terça-feira fazem parte da turma de onze aprovados no XIV Concurso Público para Juiz Federal Substituto da 5ª Região, que tomaram posse em dezembro de 2018 e atuarão em três cidades do interior cearense. Os juízes Mário Sérgio da Costa Carlos e José Joaquim de Oliveira Ramos atuarão em Limoeiros do Norte, enquanto os magistrados Danielle Cabral de Lucena e Raphael Kissula Loyola serão destinados, respectivamente, aos municípios de Iguatu e Sobral.