Ceará empresta helicóptero da Ciopaer/SSPDS para o Rio Grande do Norte

24 de abril de 2019 - 18:58 # # # #

Cooperação. Esse é o sentimento que permeia entre as forças de segurança do país. A prova disso é que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) emprestou ao Rio Grande do Norte uma das dez aeronaves pertencentes à frota da sua Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O empréstimo ocorreu após pedido da governadora do estado vizinho, Fátima Bezerra, uma vez que a única aeronave de lá precisou deixar de ser utilizada.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, explicou que o equipamento do Ceará foi solicitado via ofício. “Fomos procurados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte para cessão temporária de uma aeronave. Utilizamos o acordo do pacto integrador – que é uma iniciativa do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) – para ceder a aeronave”, afirmou o secretário. O secretário informou também que os custos com o equipamento ficam a cargo do estado vizinho. “As despesas referentes à manutenção e combustível serão custeadas pelo Rio Grande do Norte”, detalhou.

O titular da SSPDS explicou ainda a primeira missão que será desenvolvida no Estado potiguar. “Nessa primeira semana a missão é inclusive de caráter humanitário. O Estado vai acompanhar e sobrevoar as regiões onde tem várias famílias passando por dificuldades por conta das enchentes. Então é uma ação em que conseguimos apoiar nossos irmãos potiguares, assim como em outras situações fomos ajudados por eles e por outros estados. A gente está sempre a postos para apoiar aqueles que precisam da nossa ajuda”, finalizou André.

Na quinta-feira (25), a aeronave Fênix 03, do mesmo modelo que o Estado potiguar já opera – AS350 B2 Esquilo – deverá ser enviada. “Nós enviaremos além da aeronave, um piloto e um mecânico”, explicou o tenente coronel Marcus Costa, relações públicas e piloto da Ciopaer. Ele acrescentou ainda o que a aeronave fará em missão no estado vizinho. “Lá, a prioridade é o monitoramento de barragens e açudes em situação de alerta, além da realização de voos de segurança”, afirmou Marcus Costa.

Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual

A ação é possível graças à participação dos dois estados no Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. O pacto estabelece o compromisso entre os estados, no desenvolvimento de ações de segurança preventivas, ostensivas, repressivas, de combates a incêndios, buscas, salvamento e resgate pré-hospitalar, além de atividades de defesa civil, incluindo as atividades das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e da Perícia Forense. Participam do pacto: a União, o Distrito Federal e os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Saiba mais

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS tem a terceira maior frota policial de aeronaves do Brasil, considerando todos os tipos de aeronave, e a maior em aeronaves biturbina e em voo por instrumentos, o que resulta em autonomia de sobrevoo a qualquer hora e em qualquer ponto do Estado, diminuindo o tempo médio de resposta para ocorrências a 30 minutos.

Atualmente, a Ciopaer dispõe de dez aeronaves em operação. Os equipamentos reforçam a atuação policial em resgates, missões, combate a incêndios e monitoramento do meio ambiente na Capital e no Interior.