Secretarias da Segurança do Ceará e do Pará realizam videoconferência para SSPDS compartilhar suas estratégias

10 de abril de 2019 - 18:19 # # # #

As estratégias adotadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) e a integração na área da segurança pública têm sido as principais pautas no que se refere aos diálogos com os demais estados da Federação. Nessa terça-feira (9), por meio de videoconferência, o secretário da Segurança cearense, André Costa, discutiu os assuntos com o secretário da Segurança Pública do Estado do Pará (Segup-PA), Ualame Machado, e outros representantes da pasta paraense. O gestor adjunto da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS, Davi Mota, também participou da reunião.

A iniciativa foi organizada após um pedido da Secretaria da Segurança paraense, em razão do interesse em conhecer o funcionamento de ferramentas utilizadas pelas forças de segurança do Ceará, como o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), que atua no combate à mobilidade do crime e que tem impactado principalmente na redução de roubos e furtos de veículos, e também no aumento da recuperação dos objetos.

“O Estado do Pará ficou bastante interessado no que temos desenvolvido aqui. Agora, eles se prepararam para avançar nas tratativas para o compartilhamento de informações e, em breve, virão até a sede da SSPDS, no Ceará, para conhecerem pessoalmente o que já existe. Com isso, nos reuniremos com as equipes técnicas visando à integração de dados entre os dois estados”, revelou o secretário André Costa.

Outra ferramenta apresentada foi o Big Data da Segurança Pública, o “Odin”. Criado em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Universidade Federal do Ceará (UFC), o sistema é alimentado por cerca de 50 sistemas dos órgãos de segurança pública do Estado e de instituições parceiras, que foram remodelados para fornecer as informações, em tempo real, e facilitar o processo de investigação, inteligência e tomada de decisão. Por último, a ação estratégica da SSPDS debatida durante a videoconferência foi o Programa de Ocupação Territorial e Gestão de Riscos (Proteger), que ocorre por meio de instalações de bases fixas em diversos pontos da Capital.

Para o secretário André Costa, a troca de experiências com o Pará é uma forma de aprimorar os sistemas já compartilhados com diversos Estados do Brasil. “Eles aplicarão as mesmas estratégias e, por sua vez, aperfeiçoarão e trarão novas ideias que serão avaliadas e implementadas, no intuito de alcançarmos resultados ainda melhores”, completou.