SSPDS e Consulado de Israel promovem 1° Technology Day sobre inovações tecnológicas na segurança pública

26 de março de 2019 - 17:55 # # # # #

Dando continuidade aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos na área de tecnologia aplicada à segurança pública, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e o Consulado Geral de Israel no Brasil promoveram o 1° Technology Day, nesta terça-feira (26). Com a presença do secretário da SSPDS, André Costa, e da assessora especial para a Região Nordeste do Consulado israelense, Sheila Golabek, onze empresas apresentaram suas propostas tecnológicas aplicadas em diversos países do mundo.

Compareceram também ao evento o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, e representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A iniciativa também abrangeu a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que contou com a presença do secretário Mauro Albuquerque, e de representantes da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã.

As ferramentas apresentadas pelas empresas – que são todas originárias de Israel –consistiram em sistemas avançados de inteligência e controle para autoridades, tecnologias voltadas para plataformas de comunicação de emergência em tempo real, segurança cibernética, utilização de equipamentos não tripulados para aplicações civis e de defesa, dispositivos de extração de dados de aparelhos celulares, entre outros.

“É uma oportunidade de trazermos o que há de tecnologia de ponta em Israel. Nem sempre é possível que as instituições vão até lá ou que consigam participar de eventos em que estejamos presentes, então, isso é um compromisso que assumimos com a informação. A vinda dessas empresas, hoje, foi apenas uma amostra do que temos, mas já é possível ter uma noção de como algumas dessas ferramentas podem se somar ao trabalho desenvolvido aqui na Secretaria da Segurança do Ceará”, destacou Sheila Golabek.

Essa não é a primeira vez que a SSPDS do Ceará e Israel promovem ações juntas. No mês de novembro de 2018, o secretário da SSPDS, André Costa, representou o Brasil em um evento internacional de segurança e crimes cibernéticos, na cidade israelense de TelAviv. Na ocasião, o titular da pasta cearense embarcou a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),graças aos resultados positivos obtidos pela SSPDS e parceiros, com o uso de tecnologias aplicadas na área da segurança pública. O encontrou reuniu mais de 80 países do mundo inteiro.Um representante de cada país da América Latina foi convidado a fazer parte da iniciativa.

Sobre a iniciativa de hoje, André Costa destacou a troca de experiências e como o Ceará tem se destacado entre os demais estados da Federação. “Esse foi apenas o primeiro, e pretendemos realizar outros posteriormente. O objetivo é sempre a transferência de conhecimentos na área de tecnologia, além de podermos dentro das nossas pesquisas encabeçadas pela Supesp, trabalhar com técnicos israelenses e melhorar ainda mais o que a gente tem feito aqui no desenvolvimento dessa área. Hoje, quando empresas de outros países olham para o Brasil, todos veem o Ceará como lugar de excelência em tecnologia”, ressaltou.

12ª LAAD Defence& Security

Algumas das empresas que participaram do 1º Technology Day, também integrarão a programação da 12ª LAAD Defence& Security, que ocorrerá do dia 2 a 5 de abril, no Rio de Janeiro. O evento é considerado a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, com exposições de ferramentas e tecnologias, além de palestras, reuniões e seminários voltados para a segurança. O secretário André Costa é um dos convidados, neste ano, para apresentar um painel voltado para o uso da tecnologia aplicada à segurança pública.

“O evento selecionou cinco secretários de segurança do País para falarem sobre alguns temas, e o Ceará foi escolhido para falar sobre a parte da tecnologia e como ela vem sendo aplicado para a melhoria dos índices no Estado. Serão destacados os crimes contra a vida, como também os roubos e seus recortes, a exemplo dos roubos de veículos, roubos contra instituições financeiras e roubos a transporte de cargas”, revelou Costa.

O secretário destacou que as empresas que participaram do evento promovido pela SSPDS e Consulado Geral de Israel fizeram questão de vir ao Ceará, antes da LAAD, o que demonstra reconhecimento, uma vez que o Estado se encontra em posição de destaque. “Todos têm acompanhando esses números e sabem que, além do trabalho das polícias, os investimentos em efetivo e equipamentos, nós também temosnos sobressaído em relação aos demais Estados no tocante aos resultados positivos alcançados com a utilização da tecnologia”, finalizou.