Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS e Escola de Aprendizes Marinheiros se reúnem para articular ações entre as forças

26 de fevereiro de 2019 - 10:13 # # # # # #

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se reuniu, na última quinta-feira (21), com oficiais do Núcleo de Assistência Social da Escola de Aprendizes Marinheiro do Ceará (EAMCE), na sede da SSPDS, em Fortaleza. O objetivo do encontro foi articular ações atuais e futuras que envolvam as profissionais das Forças de Segurança Estaduais – policiais civis e militares, bombeiros militares, peritos forenses, agentes penitenciários e também guardas municipais; e Forças Armadas – Exército, Aeronáutica e Marinha. Compareceram ao encontro, ainda, representantes do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social (CSAS) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Neste primeiro momento, as tratativas ocorreram acerca do evento “Equidade de Gênero nas Relações de Trabalho”, organizado pela Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará. Durante a iniciativa, que está prevista para acontecer no dia 14 de março, serão disponibilizadas 100 vagas para serem preenchidas por servidores das forças de segurança cearenses. O convite para integrar a mesa-redonda, que trará debates importantes sobre o tratamento igualitário para homens e mulheres no ambiente de trabalho, foi repassado pelas oficiais da Marinha do Brasil, capitã Danniely Nery e tenente Sarah Batista.

“O intuito dessa primeira reunião foi de nos conhecermos. Pelas Forças Armadas, participou a Marinha do Brasil; e por nós, acionamos os setores de acolhimento e acompanhamento que existem pelo lado da Secretaria da Segurança Pública. As vagas disponibilizadas serão destinadas às vinculadas da SSPDS e também para a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e para a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP)”, destacou a psicóloga e responsável pela Assessoria Biopsicossocial, Rebeca Rangel.

O evento “Equidade de Gênero nas Relações de Trabalho” vai trazer a doutora em Estudos Internacionais, Renata Avelar Giannini, que também é coordenadora da área de Segurança Pública e Justiça Criminal do Instituto Igarapé e consultora do Banco Mundial em questões relacionadas a gênero, violência baseada em gênero e mulher, paz e segurança; a vereadora de Fortaleza e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso, Larissa Gaspar; e a diretora da ONG Fábrica de Imagens – Ações educativas em cidadania e gênero, Christiane Ribeiro.

Outros dois encontros também estão previstos, sendo um para o fim do mês de março e outro para o dia 14 de maio, que antecede o Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio. Na ocasião, participarão psicólogos e assistentes sociais atuantes nas instituições envolvidas, e serão apresentadas propostas em torno de questões sociais que circundam as Forças de Segurança e as Forças Armadas.