Aeronave da Ciopaer realiza transporte aeromédico de paciente vítima de AVC

19 de fevereiro de 2019 - 17:39 # # #

Uma mulher de 50 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi transportada, na tarde desta terça-feira (19), por profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Ela sentiu-se mal e foi levada para um hospital situado no município de Icó, Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21). O acionamento da aeronave se deu a partir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com sede no Cariri.

Após o acionamento, a aeronave Fênix 06 deixou a base em Juazeiro do Norte e foi até o ponto indicado, em Icó. A paciente foi levada de ambulância ao helicóptero, que seguiu voo. O trajeto durou aproximadamente 30 minutos e logo ao pousar no Batalhão da Polícia Militar, em Juazeiro do Norte, a mulher foi levada por uma ambulância do SAMU, que a transportou para o Hospital Regional do Cariri, onde já se encontra em condição estável.

O transporte aeromédico realizado pela equipe da Ciopaer foi fundamental para que a paciente fosse atendida dentro da chamada “janela terapêutica” e reduziu o tempo de deslocamento que, se fosse feito por meios terrestres, duraria duas horas e meia, tempo que poderia comprometer a saúde da vítima. A Fênix 06 é dotada de UTI aérea, com médico e enfermeiro a bordo.