Camilo Santana participa de cerimônia de passagem do comando da Polícia Militar

15 de fevereiro de 2019 - 18:36 # # # # #

Fotos: Aline Freires

O governador do Ceará, Camilo Santana, participou, na tarde desta sexta-feira (15), da solenidade que marcou a passagem de comando da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG), em Fortaleza. Após dois anos à frente da Corporação, o coronel PM Ronaldo Mota Viana passou o comando para o coronel Alexandre Ávila de Vasconcelos. Entre as autoridades presentes, estavam o secretário da Segurança Pública, André Costa; demais gestores das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); e o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan.

Em sua fala, o governador destacou os investimentos feitos na área da segurança pública, especialmente da Polícia Militar. “Na primeira gestão, me dediquei muito a olhar para a área da segurança pública, que é essencial. Mesmo num ambiente hostil, no ponto de vista econômico e político, procuramos investir nas forças de segurança do Ceará para valorizar e reconhecer toda a dedicação daqueles que defendem o povo cearense. Não há profissão que exija mais coragem e determinação do que ser policial. Ele coloca a sua vida em risco para defender os cearenses. Eles terão sempre o meu reconhecimento. Investimos nas forças de segurança enquanto outros estados mal conseguiam pagar salários dos servidores. Foram mais de 10 mil profissionais de segurança contratados, o maior número de promoções da história”. Ainda em sua fala, Camilo Santana citou os investimentos em armamento e tecnologia que levaram o nome do Estado a se tornar referência no País. “Vamos fazer do Ceará um exemplo de segurança pública no Brasil. Convocamos a todos a nos unir por um único objetivo: defender nosso querido Estado”.

“Esse é um momento importante para reconhecer a passagem daqueles que construíram a história da segurança pública do Estado, em especial da Polícia Militar. Demonstrar a gratidão e reconhecimento ao trabalho do coronel Ronaldo Viana, que fez um brilhante trabalho à frente da PM, apoiando diversas ações, como a contratação de milhares policiais, aquisição de novas viaturas, a ampliação de equipes do Raio pelo Interior e a instalação de várias Unisegs. É a demonstração desse respeito e admiração pelo serviço que ele prestou. Por outro lado, também é importante destacar a mensagem ao novo comandante geral Alexandre Ávila para toda a tropa e sociedade. Demonstrar que nós confiamos na capacidade e na competência dele para gerir a maior força de segurança do Ceará. Confiamos em toda sua capacidade de gestão de comando e liderança”, destacou o secretário André Costa.

“A Polícia Militar entra numa nova fase em busca de uma maior presença ostensiva e intensificando seu trabalho de prevenção primária ao delito, uma das principais ferramentas para proteger mais o cearense. Ela também se volta um pouco mais para seu público interno, buscando cuidar do policial, criar uma melhor estrutura de apoio e amparo aquele responsável por acolher as pessoas e cuidar delas. Então, hoje, nós vimos a PM como a continuidade de um processo de busca por excelência no trabalho e também para que reforce seu papel social na defesa e proteção do cidadão cearense”, revelou o novo comandante da PM cearense, coronel Alexandre Ávila.

Balanço

Durante quatro anos da primeira gestão, Camilo Santana investiu mais de R$ 500 milhões na aquisição de 550 viaturas, 830 motos e na aquisição de armamentos. Ainda durante esse período, o chefe do Executivo estadual nomeou 5.414 novos soldados e 183 oficiais para integrar o efetivo da Polícia Militar do Ceará. De 2015 a 2018, quase 14 mil profissionais receberam a ascensão em suas carreiras militares, além da implantação da média salarial do Nordeste.

Com o ingresso de novos servidores, foi possível a expansão de forças especializadas, como o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) para 40 municípios; e a implantação dos Batalhões de Divisas, fortalecendo o policiamento ostensivo permanente das fronteiras do Estado. Os investimentos possibilitaram, ainda, a implantação de 13 Unidades Integradas de Segurança (Unisegs) em Fortaleza, e duas no Interior, sendo uma em Sobral e outra em Juazeiro do Norte. Atualmente, 250 oficiais estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), e em breve, serão nomeados e atuarão pela segurança dos cidadãos cearenses.