SSPDS e instituições estaduais e federais se reúnem nessa terça-feira (08)

8 de janeiro de 2019 - 18:49 # # # # # # # #

Aumentou para 185 o número de capturados por envolvimento nos atos criminosos registrados nos últimos dias, no Ceará. Desse número, foram 156 maiores presos e 29 adolescentes apreendidos. Além dos crimes contra veículos e prédios públicos, foram realizadas 14 atuações por coações a comerciantes, sendo 11 maiores e três menores. Equipes de diversas unidades da Polícia Civil permanecem em diligências, mas as investigações estão concentradas na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Já policiamento ostensivo continua reforçado nos locais estratégicos e dentro dos coletivos de Fortaleza e Região Metropolitana.

Na noite de ontem (07), começaram a desembarcar em Fortaleza os 200 policiais da Força Nacional para se juntar aos 300 profissionais que já estão atuando no Estado. A SSPDS já havia divulgado também que três Estados brasileiros – Pernambuco, Piauí e Santa Catarina – enviarão 43 policiais e agentes de inteligência para apoiarem as forças de segurança cearenses. O Estado da Bahia foi o primeiro a enviar 100 policiais militares do Batalhão de Choque para o Ceará, na sexta-feira (04).

Além dos flagrantes pelos crimes registrados em todo o território cearense, a Polícia Civil permanece autuando criminosos dentro das unidades prisionais do Estado. Até agora, 191 internos foram flagranteados pelos crimes de desobediência, resistência e motim. Os indiciamentos ocorrem na Casa de Privação Provisória de Liberdade 3 (CPPL 3) e na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL 4), em Itaitinga.

Na manhã desta terça-feira (08), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública – se reuniram com instituições do âmbito estadual e federal para acompanhar as ações estratégicas em todo o Estado. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).