PCCE prende suspeito de praticar golpes contra operadoras de celulares e TV a cabo na AIS 9

17 de dezembro de 2018 - 17:43 # # # #

Uma ação conjunta das equipes da Delegacia Regional de Itapipoca e do 8° Distrito Policial resultou, nessa sexta-feira (14), na prisão de um homem suspeito de praticar o crime de estelionato. O criminoso foi abordado e preso em sua residência, no bairro Aracapé, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 09), em Fortaleza. Com o suspeito, foram apreendidos vários receptores de TV a cabo, chips de celular, notebook e caderno de anotações com vários perfis de vítimas.

Uma investigação foi iniciada após um delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) ter seu nome usado para contratar um pacote ilimitado de TV a cabo, com vários pontos de acesso. De acordo com apurações do caso, o infrator adquiria os dados pessoais das vítimas retirando de um site clandestino que cruzava informações como: nome, filiação, CPF, profissão e renda bruta. E a rede fornecia ainda vários perfis de pessoas idôneas e com boa aceitação de crédito.

Depois de contratar os serviços de telefonia ou TV a cabo usando o nome das vítimas, o suspeito repassava para outras pessoas e ficava recebendo os valores que seriam pagos às operadoras. Após a prisão de Jodenilson Bezerra Borges (29), sem antecedentes criminais, a Polícia Civil realiza diligências com intuito de localizar mais duas pessoas suspeitas de colaborarem com o esquema fraudulento. Uma delas seria uma ex-funcionária de uma operadora de telefonia que facilitaria a prática criminosa.

A Polícia Civil realizou uma busca no apartamento do estelionatário e encontrou, além de todo o material apreendido, uma grande quantidade de documentos que seriam usados na aplicação de mais um golpe, desta vez, em solicitação de empréstimos em nome de uma empresa situada no bairro Parque Manibura, na AIS 7.

O suspeito foi encaminhado para o 8° Distrito Policial e autuado pelo crime de estelionato. A Polícia Civil apura a atuação do suspeito e realiza um levantamento das dezenas de vítimas que tiveram seus dados pessoais usados pelo criminoso.

A Polícia Civil reforça que a população pode contribuir e denunciar os criminosos que atuem nesse tipo de crime. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e para o‪ (85) 3101-2950, do 8° Distrito Policial. O sigilo é garantido.