Polícia Civil deflagra operação para combater fraudes e abusos em postos de combustíveis no Ceará
6 de maio de 2026 - 17:12 #Delecon #Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) #PCCE
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia do Consumidor (Delecon), realiza, entre os dias 5 e 7 de maio, uma ofensiva com foco na fiscalização de postos de combustíveis e no combate a crimes contra a ordem econômica. A ação integra uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e que ocorre simultaneamente em todo o Brasil. No Ceará, as primeiras atividades concentraram-se no município de Itapipoca.
Intitulada “Operação Consumo Seguro”, a iniciativa tem como objetivo principal verificar a qualidade e a conformidade dos combustíveis comercializados, além de identificar fraudes, adulterações e práticas de preços abusivos. Com apoio estratégico do Procon Ceará e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), as investigações buscam garantir o direito dos consumidores e coibir irregularidades que prejudicam a economia popular.
Ações em campo
Durante o primeiro dia de diligências, nessa terça-feira (5), as equipes passaram pelo município de Itapipoca, onde quatro estabelecimentos foram inspecionados. Desta totalidade, dois postos de combustíveis foram autuados pelos órgãos de controle.
Ainda no decorrer das fiscalizações, o Ipem identificou irregularidades relacionadas a vazamentos nas bombas de medição, enquanto o Procon formalizou autuações por práticas de preços abusivos. Com a constatação das irregularidades e da formalização de denúncias junto aos órgãos de defesa, a Delecon passará a investigar possíveis crimes contra a ordem econômica.
As equipes permanecem em diligência até o dia 7 de maio, a fim de concluir o cronograma de fiscalizações nas demais cidades previstas.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.