Bombeiros são treinados para combate a incêndio urbano

3 de dezembro de 2018 - 18:35 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (3), o treinamento de 20 bombeiros militares para combate a incêndio urbano. A capacitação, de 100 horas/aula, tem o intuito de habilitar seus participantes a exercerem, no âmbito da corporação, as funções específicas de combate a incêndio urbano, estabelecendo protocolos e práticas de combate a incêndio em edificações verticais e qualificando-os para a tomada de decisões no cenário operacional.

“O treinamento consiste basicamente em 30% teórico e 70 % prático, e trabalha técnicas que são desenvolvidas em todo o Brasil, que são técnicas americanas e europeias. São informações que nós tínhamos anteriormente do combate ao incêndio defensivo e agora nós estamos implementando o combate de incêndio ofensivo, que é aquele que o bombeiro vai para dentro do cenário e faz o combate diretamente no evento”, explica o coordenador do curso, Major Marcos Domingos Penucho Diógenes, que atualmente comanda a 1ª Seção de Bombeiros – 1ª SB/1º GB/CBMCE.

As instruções serão realizadas até o próximo dia 14 e inclui aulas teóricas e práticas de direitos humanos, ética e cidadania; teoria da combustão e desenvolvimento dos incêndios; equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção respiratória autônoma; uso da água, estabelecimento e técnicas de combate a incêndio; capacitação em abastecimento; combate a incêndio envolvendo produtos perigosos; ventilação tática; busca e salvamento em incêndios; gerenciamento de operações de combate a incêndio e simulados operacionais.