Profissionais das forças de segurança do Ceará participaram de reunião técnica em Brasília

27 de novembro de 2018 - 17:50 # # # # # # # #

Um encontro com foco na restruturação do PRÓ-VIDA Programa Nacional de Qualidade de Vida para agentes da segurança foi promovido, do dia 20 a 23 deste mês, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em Brasília. Estiveram presentes profissionais das forças de segurança do Ceará, como o Major Gladson Pinheiro, da Polícia Militar do Ceará (PMCE); a inspetora Mirela Chaves, lotada no Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); a perita médica legista Ana Leopoldina, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); o tenente coronel Cláudio Barreto, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); e a psicóloga e coordenadora da assessoria biopsicossocial da SSPDS, Rebecca Rangel.

As práticas executadas em vários estados foram exemplificadas com intenção de identificar o que funcionou e o que poderia ter obtido um melhor resultado, com intuito de fazer as modificações necessárias visando a qualidade de vida dos profissionais de segurança. Hoje, o trabalho é realizado com foco no pós-traumático que se refere diretamente ao estresse causado no ambiente de trabalho. A intenção é que a partir de agora o PRÓ-VIDA seja usado também na prevenção do adoecimento desse agente de segurança, seja com iniciativas como palestras, prestação de serviços em saúde, eventos, entre outros.

O encontro discutiu também tratativas a fim de valorizar o profissional de segurança pública, para assim reduzir os riscos de morte. Um documento foi elaborado e será utilizado pelos profissionais responsáveis pela execução nacional do programa de qualidade de vida. O investimento para a execução do projeto também foi um dos assuntos em pauta na reunião.

Para Rebecca Rangel, o evento foi muito importante para a interação entre os representantes da segurança pública dos estados que se fizeram presentes e também na identificação das dificuldades que são compartilhadas por todos. “Assim se tornou muito proveitoso essa troca de experiências e boas práticas que foram exemplificadas”, finalizou a coordenadora da assessoria biopsicossocial da SSPDS. Durante os quatro dias de evento, estiveram reunidos mais de 100 representantes das Secretarias de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militares, bem como Perícias Oficiais dos 26 estados da federação, além do Distrito Federal.