CBMCE participa de reuniões estratégicas em Seminário Nacional de Bombeiros

23 de novembro de 2018 - 18:06 # # #

Um contingente de cerca de 20 bombeiros do CBMCE esteve presente no XVIII Senabom – Seminário Nacional de Bombeiros, que terminou nesta sexta-feira (23), em Foz do Iguaçu (PR), participando de encontros e debates de relevância estratégica para todos os Corpos de Bombeiros do Brasil.

O coronel comandante-geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco, participou da reunião do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares. No encontro, foram discutidos temas como a previdência dos militares estaduais, o ciclo completo de polícia, a implantação da Lei Orgânica PM e BM, o Código Nacional de Bombeiros, o percentual constitucional para a Segurança Pública e o apoio às entidades estaduais federadas.

Na área de Atendimento Pré-Hospitalar, o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, comandante do Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH) do CBMCE, foi escolhido para capitanear a elaboração de um plano padrão de procedimentos a ser adotado nacionalmente.

“Ficamos responsáveis por chefiar a Câmara Técnica que irá elaborar, junto com outros estados da Federação, o Plano Operacional Padrão do Suporte Básico de Vida Nacional, que será levado ao Ministério da Saúde para servir de base ao processo de integração entre Corpos de Bombeiros e SAMUs em todo o país”, explica o tenente-coronel Albert.

Na área de Defesa Civil, o coronel Cleyton Bastos Bezerra, coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará, participou da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil – CONGEPDEC. Na pauta, os desafios do enfrentamento dos extremos climáticos que têm se tornado cada vez mais frequentes no país, com alternância entre estiagens severas e chuvas torrenciais, causando transtornos à população e desafiando o poder de prevenção e reação dos entes estatais.

Na área de Salvamento Aquático, o major Jectan Vital de Oliveira, comandante da 2ª Seção de Salvamento Marítimo (2ª SSMar), participou do Seminário de Salvamento Aquático da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Desde o ano passado, o evento ocorre paralelamente ao Senabom, com foco na apresentação de artigos e numa competição de salvamento aquático que reuniu 400 guarda-vidas nesta edição.

“São grandes reuniões assim que permitem a integração das boas ideias existentes no âmbito dos Corpos de Bombeiros do Brasil, permitindo que todos cresçamos em qualificação para oferecer o melhor aos brasileiros”, avalia o coronel comandante-geral do CBMCE.

Painéis

No primeiro dia de evento, quarta-feira (21), o coronel Luís Eduardo Soares Holanda e os capitães Marcos Aurélio da Silva Lima e Roberto Hugo Martins, da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) do CBMCE, falando sobre o programa de estágio desenvolvido pelo setor, e o major José Edir Paixão de Sousa, da 1ª Seção de Busca e Salvamento (1ª SBS), tratando de atendimento a tentativas de suicídio, apresentaram painéis com base em artigos aceitos previamente para publicação pela Comissão Organizadora do Senabom.