Ciopaer realiza transporte aeromédico de policial militar do Ceará que sofreu AVC na Bahia

12 de novembro de 2018 - 17:24 # # # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou o resgate de um policial militar do Ceará, nesse domingo (11),após ele sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia. O socorro foi prestado por um helicóptero da base do Cariri, em Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará. O soldado de 31 anos de idade, que estava no município baiano, sofreu um AVC hemorrágico e isquêmico ao mesmo tempo, o que é considerado uma raridade. O fato aconteceu no dia anterior, no sábado (10).

Ele foi levado inicialmente para um hospital de Feira de Santana, onde foi submetido aos primeiros atendimentos. Com isso, a aeronave foi acionada para realizar a remoção do paciente de volta ao Ceará. O pouso no Estado baiano ocorreu em um Batalhão da Polícia Militar da Bahia, e o voo, somando o trajeto de ida e volta, totalizou 11 horas. Após sair da base da Ciopaer, a aeronave pousou no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, onde abasteceu. Depois, seguiu para Feira de Santana. No retorno, a equipe realizou o mesmo percurso.

Já em território cearense, por volta das 17h30min de ontem, o profissional de segurança foi removido para um hospital na cidade de Barbalha (AIS 19). Com quadro de hemorragia subaracnoidea aguda e trombose em vaso cerebral, o policial foi internado para avaliação neurológica/cirúrgica.

Paciente salvo pela aeronave da Ciopaer

Um caso emblemático foi registrado pela Ciopaer, na cidade de Lavras da Mangabeira – Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Ceará, no domingo (4). Uma vítima de acidente, que só tinha dez minutos de vida, foi salva graças ao transporte aeromédico realizado por uma aeronave da Coordenadoria. O destino da remoção foi um hospital situado em Juazeiro do Norte (AIS 19).

De acordo com o tenente coronel Marcus Costa, relações-públicas da Ciopaer, inicialmente a vítima de 66 anos, que havia sofrido um politraumatismo, ocasionado por uma queda de árvore, seria socorrido por uma ambulância vinda da cidade de Iguatu (AIS 21). Contudo, em razão da gravidade do estado de saúde do idoso, foi necessário o acionamento da Fênix 06, uma vez que o resgate por terra não chegaria a tempo hábil.

Com apenas dez minutos de vida, de acordo com as informações médicas, a vítima havia sofrido um trauma de crânio e de tórax, e seu estado de saúde era grave. Além do transporte em si, a equipe médica foi fundamental para estabilizar a situação do idoso. “Ele não conseguia respirar, porque estava com hemotórax e pneumotórax. A equipe fez um dreno torácico, retirando líquido e gases, além de estabilizar a saturação do oxigênio e pressão arterial do paciente”, destacou Marcus Costa.

Com isso, o idoso,que estava sedado e intubado, foi transportado em segurança para a base do Cariri. Com o estado de saúde estável, ele foi encaminhado por uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) para um hospital da região.