Homens em caminhões-pipa são flagrados pelo BPMA retirando água do Rio Cocó e são detidos por crime ambiental

16 de outubro de 2018 - 17:57 # # # # # #

Uma ocorrência atípica de crime ambiental foi flagrada na manhã dessa segunda-feira (15), na cidade de Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), por policiais militares lotados no Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA). Duas pessoas foram detidas após retirarem, sem a devida autorização, águas do Rio Cocó para abastecer dois caminhões-pipa. A Polícia Civil agora investiga as empresas proprietárias dos veículos.

A equipe realizava um patrulhamento pelo 4° Anel Viário, quando se deparou com os dois caminhões, com bombas, retirando a água da reserva de preservação permanente, que pertence ao Parque Estadual do Cocó. Na abordagem, os policiais militares do batalhão especializado solicitaram a outorga para o uso da água, tendo as pessoas envolvidas apresentado documentos que autorizavam a retirada dos recursos em outros mananciais, inclusive em outros municípios, mas não naquele ponto.

De acordo com o delegado Hugo Linard, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, essa outorga, concedida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), vinculada a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), é válida para a captação de água em locais onde a ação não provoque impactos ambientais. Dois homens, que estavam com uniformes de uma empresa investigada, foram conduzidos para a delegacia especializada, onde foram ouvidos e autuados em flagrante por crime ambiental. A autoridade policial arbitrou fiança para os suspeitos, que pagaram e foram liberados. Uma terceira pessoa também se apresentou e foi ouvida. Agora, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente apura a participação das empresas no crime e se a ação já foi cometida outras vezes no local.