Implantação de Uniseg no bairro Pici leva projetos sociais para AIS 6

14 de junho de 2018 - 17:51 # # #

Dentro do Pacto por um Ceará Pacífico, a instalação das Unidades de Segurança Integrada (Uniseg) cumpre o papel de desenvolver com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), dentro das comunidades, o serviço social que alcance crianças, adolescentes, adultos e idosos e os qualifica como agentes multiplicadores no enfrentamento à violência nas áreas de maior vulnerabilidade. Nessa visão, a Uniseg 15, em funcionamento no bairro Pici e adjacências, tem trabalhado no planejamento e implantação de vários projetos sociais destinados às crianças e jovens. Esta relação entre polícia e moradores tem a finalidade de incentivar os membros da comunidade a desenvolver ações pacificadoras e a fomentar ações de segurança nos bairros.

Diversas atividades têm sido desenvolvidas, desde projetos musicais com aulas de violão até aulas de xadrez, que acontecem em escolas públicas da região, associações e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, tendo como professores policiais militares. “O projeto mudou minha vida. Antes, eu ia para casa e ficava o resto do dia na rua, mas agora eu participo de uma atividade além da escola”, ressaltou Denzel de Andrade Silva, que é aluno do projeto “Entre pedras e cordas: xadrez e violão”.

Outros projetos que chamam a atenção dos jovens são as ações voltadas para o esporte, como é o caso do projeto “Jogadores da Paz”, direcionado para os amantes do futebol, e o “Lutando pela paz “, que introduz na vida de jovens e crianças a prática do jiu-jitsu. O “Grupo de Infantes Guerreiros da Paz”, que trabalha a disciplina, ordem unida e valores cívicos, também é outra opção para as crianças e adolescentes. “Amei esse projeto. Meu filho faz parte dos infantes guerreiros da paz, e está gostando muito, e eu também”, revelou Neide Ferreira. Todos os projetos são gratuitos e abertos à comunidade. A interação entre a Polícia Militar e a sociedade é cada dia mais intensa, o que amplia o trabalho, e, consequentemente, os resultados.

Uniseg 15

A Uniseg 15 foi inaugurada no último dia 6 de junho, sendo localizada no Bairro Pici. A unidade é responsável pela intensificação dos serviços de policiamento ostensivo e comunitário nos bairros Pici, Bonsucesso, João XXIII, Jóquei Clube, Henrique Jorge, Autran Nunes e Dom Lustosa.

Com a chegada da Uniseg, o efetivo da Polícia Militar para a região passou de 60 policiais para 267, cerca de 4,5 vezes maior do que o anterior. O número de viaturas também aumentou de cinco para 11 carros, além da aquisição de nove motos e uma Base Móvel da PM, que não atuavam na área. A sede da Companhia será construída em terreno doado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici. O investimento estadual é de R$ 1.438.198,27.

Outras Unidades

Antes do Pici, os bairros Vicente Pinzon, Meireles, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Messejana e Antônio Bezerra são sedes de outtas unidades já implantadas em Fortaleza, assim como em Sobral e Juazeiro do Norte no Interior.