SSPDS comemora 21 anos com entregas de medalhas “General Assis Bezerra” aos agraciados

25 de maio de 2018 - 18:52 # # # #

Trajetória, agradecimentos e condecorações marcaram o aniversário de 21 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, na tarde desta sexta-feira, 25 de maio, na sede da pasta em Fortaleza. Após um histórico sobre o caminho percorrido há mais de duas décadas, servindo ao povo cearense, um vídeo institucional ilustrou a missão da Secretaria, que atua zelando pela ordem pública e pela defesa social das pessoas e do patrimônio, coordenando as atividades de suas vinculadas: Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

O evento, que ocorre anualmente, marcou ainda as entregas das Medalhas General Assis Bezerra e dos Certificados de Relevantes Serviços Prestados, aos profissionais do Sistema de Segurança, que se destacaram no exercício de suas funções durante o último ano. André Costa, secretário da Segurança Pública, falou sobre estar à frente do Sistema de Segurança.

“Esse é nosso papel, a nossa missão árdua. Vocês já perceberam a forma como eu conduzo a Secretaria, gerindo, ouvindo e dando oportunidade a todos, que integram essa imensa equipe. Estamos aqui tentando não ser apenas chefe, mas sim, um líder. Esse é o nosso grande desafio: fazer diferente e trazer inovações. Continuaremos aqui, com determinação e mudando o que precisa ser mudado”, frisou André Costa.

Entre os agraciados com a “General Assis Bezerra”, está o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aloísio Vieira Lira Neto, que é o idealizador de um conceito de combate a mobilidade do crime como premissa de uma política de segurança pública. A fusão dessa estratégia, que parte do princípio que o veículo automotor é um dos grandes catalizadores da prática delitiva, com a tecnologia do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), tem sido uma forte aliada no combate às ações criminosas em todo o Estado, por meio de um trabalho integrado entre SSPDS e PRF.

“Eu costumo dizer que, para que um projeto tenha sucesso na área da segurança pública, é preciso fazer as pessoas acreditarem no trabalho que estão envolvidas. Essa medalha representa exatamente uma equipe de cerca de 130 pessoas de diversos órgãos e instituições diferentes, que confiam e acreditam na política de segurança pública do Estado do Ceará. É uma grande honra receber e dividir essa conquista com todos eles”, destacou Aloísio.

Mais nove pessoas foram condecoradas, sendo elas: o secretário-chefe do Gabinete do Governador, José Élcio Batista; o secretário de Planejamento e Gestão, Francisco de Queiroz Maia Júnior; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Coronel Ronaldo Mota Viana; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Everardo Lima da Silva; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Antônio Macêdo Lima; o delegado da Polícia Federal, Delano Cerqueira Bunn; o diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Leonardo D’Almeida Couto Barreto; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, Tenente-Coronel Cícero Henrique Bezerra dos Santos; e o presidente do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função do Ceará (CDPEF), Ricardo Ferreira Valente Filho.

Já os “Certificados de Relevantes Serviços Prestados” foram entregues para 40 profissionais, entre servidores e terceirizados, que trabalham no sistema de segurança, e que prestaram serviços de relevância e destaque. Um dos assessores de comunicação da SSPDS, Vandecy da Silva Dourado, foi um dos nomes indicados a receber a honraria. Feliz pelo reconhecimento, o jornalista destacou a honra ao receber a homenagem.

“Todos os dias buscamos fazer o nosso melhor para contribuir com o trabalho que é feito pelos profissionais de segurança e pelas instituições. Os desafios são recorrentes e temos que, muitas vezes, executar diversas atividades simultâneas para atender as demandas. Todas as pessoas que fazem a comunicação do sistema de segurança, sem exceção, deveriam receber essas condecorações. Comunicar é uma forma de servir, proteger e incentivar as boas ações dos policiais, bombeiros e peritos”, finalizou.