SSPDS e parceiros promovem futebol de travinha para mais de 120 crianças da AIS 3

27 de abril de 2018 - 19:48 # #

Ao longo dos últimos quatro meses, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vem desenvolvendo uma série de ações sociais, em parceria com secretarias municipais e estaduais, associações sem fins lucrativos e entidades privadas, com foco em duas comunidades do grande Jangurussu, situadas no bairro Passaré, na Área Integrada de Segurança 03 (AIS 03). As crianças que moram nesses locais terão a oportunidade de desfrutar de mais um momento de lazer, dessa vez proporcionado pelo esporte. Trata-se do 1º Torneio Futebol de Travinha – Cultura e Paz nos Bairros, que vai ser realizado, no próximo domingo (29), na Praça Farias Brito, no bairro Jardim Castelão.

Esse tipo de competição realizado com duas travinhas é fruto das brincadeiras dentro das comunidades e bairros periféricos, muitas vezes as hastes de ferro são substituídas por chinelas, pedaços de pedra ou madeira. A estrutura é o que menos importa quando se tem várias crianças com vontade de brincar e fazer a bola rolar. A ideia é transformar essa brincadeira tão comum, em uma competição de alto nível, com direito a arbitro, mesário, demarcações de campo e traves oficiais. Podem participar crianças de 8 a 12 anos de idade, divididas em categorias sub-8 e sub-12. Serão 120 crianças divididas em 20 times. As partidas terão dois tempos de dez minutos. Os vencedores levarão para casa um troféu e medalhas, além do artilheiro da competição que também será congratulado.

Para Vinicius Braga, presidente da Federação Cearense de Futebol de Travinha (FCFT), a ideia é tornar uma brincadeira que já é praticada pelas crianças diariamente em uma competição sadia. “Não queremos fugir do que eles já fazem todo dia, vai ser como uma grande brincadeira”, afirma o gestor. O evento contará com representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (PMCE). A competição surgiu de uma parceria entre a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS, a organização não-governamental Fundo de Apoio Comunitário (FAC) e FCFT. O tenente-coronel Bernado Aguiar, coordenador da Codes, afirma que essa ação é mais uma forma de aproximar a comunidade das forças de segurança pública. “Todas essas atividades fazem parte do processo de pacificação dessas comunidades”, ressaltou o oficial.

Serviço:

Torneio Futebol de Travinha – Cultura e Paz nos Bairros”
Hora: 8h às 12h
Faixa etária: crianças de 8 a 13 anos