Secretário André Costa se reúne com chefe do Unicef no Ceará para tratar parceria

16 de fevereiro de 2018 - 19:54

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, recebeu, nesta sexta-feira (16), o chefe do escritório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Ceará, Rui Aguiar, e o Conselheiro de Segurança do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS), no Brasil, Daniel Torres, para uma discutir um trabalho ligado a adolescentes em situação de vulnerabilidade a homicídios no Ceará.

Durante o encontro, foi proposta a criação de um projeto voltado para a segurança pública, que integre jovens em situação de risco no Ceará. Essa foi a primeira visita dos representantes da instituição ligada às Nações Unidas ao titular da SSPDS, com o intuito de estreitar as relações.

O chefe do Unicef no Ceará, Rui Aguiar, expôs ao secretário a preocupação da instituição com adolescentes vulneráveis a homicídios no Ceará, colocando-se à disposição para apoiar institucionalmente a implantação de medidas de proteção destes adolescentes, sobretudo aqueles que estão fora da escola, empregados informal ou ilegalmente ou que tenham sofrido ameaças ou agressões ultimamente. Rui Aguiar sugeriu também a formação de um grupo de trabalho entre as duas instituições para avançarem na formalização da cooperação e na busca conjunta de meios e parcerias que viabilizem uma ação precisa e de curto prazo como forma de prevenir homicídios entre meninos e meninas de 10 a 19 anos.

Esse tipo de iniciativa já foi experimentado em outros países, como El Salvador e Honduras. “Todo apoio que recebermos do Unicef é muito bem-vindo. Estamos trabalhando de forma muito intensa para diminuir os homicídios no Estado. E ações de prevenção tem um papel fundamental nesse objetivo. Na próxima semana, vamos realizar uma reunião para a formatação de um termo de cooperação, com foco em um protocolo operacional”, frisou o secretário André Costa.

Histórico

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. No Estado do Ceará, a Unicef atua com projetos há mais de 30 anos. O trabalho pioneiro no Estado foi a redução da mortalidade infantil, junto a área da saúde.