Polícia prende sete pessoas e apreende drogas, munições e uma arma de fogo

16 de fevereiro de 2018 - 18:45

Sete pessoas foram presas durante uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na última terça-feira (13). Além das prisões, o trabalho policial resultou nas apreensões de uma arma de fogo, munições e drogas. A ofensiva teve início em Aracati, município pertencente à Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18), e foi concluída em Fortaleza, mais precisamente no bairro Barra do Ceará, na AIS 8.

Os policiais faziam o patrulhamento em Aracati, quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita, no interior de um veículo Jac 13. Foi realizada a abordagem ao automóvel, onde foram encontrados, no porta-luvas, 17 frascos de um entorpecente conhecido como loló. Os ocupantes do carro foram identificados como Paulo Henrique Farias da Silva (27), e Igor Mariano Ferreira (21). Com o segundo, os militares encontraram R$ 600,00 em espécie, o que chamou a atenção dos agentes de segurança.

Questionado sobre a procedência da droga, Paulo Henrique disse que não sabia a origem do material, pois havia pedido o carro emprestado de um amigo, de nome Francisco Deocleciano David dos Santos (25), também conhecido por “Deivim”, e com antecedentes criminais por lesão corporal dolosa. Ele falou, ainda, que havia comprado uma caixa com munições .40, material este vendido por “Deivim”. A partir daí, foi solicitado apoio de equipes do Batalhão de Divisas e do Comando Tático Rural (Cotar).

Com base nas informações passadas, os militares seguiram em diligência e foram até um imóvel, no Centro de Aracati, onde encontraram Francisco Deocleciano. Com ele, foram apreendidos mais três frascos de loló. Indagado sobre a origem do entorpecente, ele passou para os agentes que os recipientes pertenciam a um amigo, identificado como Widemar da Silva Sousa (23), o “Will” – com passagem por roubo de veículo – que foi encontrado na companhia de Muryllo D’ávila Gomes de Moura (22), em uma pousada localizada no km 138 da CE-040.

No quarto do estabelecimento, os policiais acharam aproximadamente 800 vasilhames, todos cheios de loló, sete garrafas de um litro lolo e 35 g de cocaína, além de pouco mais de R$ 2 mil. Após as quatro prisões em Aracati, os policiais foram informados acerca da existência de munições e de uma arma de fogo, em uma casa localizada na Rua Araken, na Barra do Ceará. Os militares seguiram então para Fortaleza, onde ao chegarem ao endereço encontraram Antônio Auricélio Gondim Almada (21). Com ele, foi encontrada uma pistola calibre 380 e cinco munições intactas, além de três papelotes contendo cocaína e vasilhames contendo antirrespingo de solda, que é um produto químico muito utilizado em indústrias e que tem ação semelhante ao lança-perfume.

A equipe da PM seguiu até a casa de Igor Mariano, onde foi encontrada uma caixa com 50 munições intactas de calibre .40. Em outro endereço, os militares localizaram Natália Benigno Nogueira (26), funcionária de uma empresa terceirizada, que prestava serviço para a Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Ela é suspeita de furtar as munições da PCCE e fornecer a caixa com o material para “Deivim”, seu ex-namorado.

O caso foi levado para o 7º Distrito Policial (DP), no Pirambu, onde foi instaurado o inquérito, e será encaminhado para a Delegacia Regional de Aracati, local onde toda ação foi iniciada. A Delegacia de Assuntos Internos (DAI) da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário (CGD) apura ainda as circunstâncias do furto das munições apreendidas, que pertencem a um lote que estava destinado à PCCE. O trabalho de investigação continua, com o objetivo de identificar outros possíveis partícipes da ação criminosa. Até o momento, não há comprovação da participação de agentes públicos.