Servidores da SSPDS receberão curso de direção operacional em veículos 4×4

22 de janeiro de 2018 - 15:55 # # # #

Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Edmundo Clarindo - edmundo.clarindo@sspds.ce.gov.br

Viaturas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) adesivadas com a nova comunicação visual do Governo do Estado. Os veículos estão alinhados na areia da Praia do Mucuripe, em Fortaleza

Novas viaturas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) entregues pelo governador Camilo Santana

Sol, vento e mar, esses são fatores ideais para que as famílias cearenses façam visitas as mais belas paisagens do Estado. Diante desse cenário ideal, inúmeros turistas também se dirigem para os mais variados locais do Ceará, sempre em busca de diversão e aventura. É pensando nesses aspectos e em outras situações que envolvem riscos para pedestres e motoristas, que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Federação Off-Road do Estado do Ceará (Force), desenvolveu um curso de capacitação com servidores das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

O curso será direcionado para agentes que atuam em veículos com tração nas quatro rodas (4×4) em praias, faixas litorâneas e terrenos de difícil acesso, realizando policiamento, fiscalização, investigação, levantamentos ou primeiros socorros. Os servidores farão aulas teóricas e práticas com profissionais especializados na direção e utilização desse tipo de automóvel.

O material didático incluí desde o estudo da Tábua das Marés – que são as previsões de marés, máximas e mínimas diárias – para que os motoristas saibam quando é seguro trafegar nas praias e conceitos de direção operacional fora de estrada, até a execução de exercícios como tráfego em terrenos com inclinação em 70 graus, subidas e descidas de dunas, travessia de balsas, atoleiros, utilização de guincho e a correta calibragem de pneus para cada tipo de terreno.

Com o carnaval chegando, milhares de pessoas farão deslocamento em busca das serras, lagoas, cidades do interior e zonas litorâneas. Com isso, diversos tipos de ocorrência podem acontecer, demandando atendimento rápido das vinculadas da SSPDS. Esse é um dos objetivos do curso, preparar os profissionais para todo tipo de situação.

Essa nova aprendizagem é fruto de uma parceria entre a Force e a SSPDS, vislumbrando um melhor desempenho dos profissionais da segurança pública. A ideia surgiu a partir de observações realizadas pela federação sobre a utilização das viaturas com tração nas quatro rodas por parte dos agentes.

 

A reunião que definiu o curso, ocorreu na noite de ontem (17), na sede da SSPDS, contou com a presença do titular da SSPDS, André Costa, o adjunto da pasta, Alexandre Ávila, com os comandantes-gerais da PMCE E CBMCE, Ronaldo Viana e Heraldo Pacheco, além do Perito Geral da PEFOCE, Ricardo Macedo. Também participaram do encontro o presidente do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF), Ricardo Valente, gestores da Force e comandantes de unidades especializadas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O titular da Pasta, André Costa, elogiou a iniciativa e agradeceu o apoio dos membros da federação, salientando que todo tipo de conhecimento é bem-vindo. “A segurança pública é responsabilidade do estado, mas dever de todos. Todos podem e devem colaborar com os órgãos que atuam diretamente na garantia da paz”, afirmou o secretário.

De acordo com Giovanni Mourando, presidente da Force, o curso objetiva melhorar e otimizar a utilização desses carros .“Notamos a necessidade de ter uma capacitação maior por conta dos inúmeros terrenos nos quais os servidores atuam”, afirmou. A iniciativa é totalmente gratuita e tem a intenção de colaborar com a segurança pública. “É a nossa forma de colaborar com homens e mulheres que arriscam a vida para nos proteger”, ressaltou Giovanni.

As aulas tem previsão para ocorrer ainda nesse mês de Janeiro e contará com a participação de aproximadamente 40 servidores.

Investimento

Foram entregues 30 novas viaturas com tração nas quatro rodas para a Polícia Militar, todas direcionadas para o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). Para o Corpo de Bombeiros, foram destinados dez veículos Trollers. Todas as unidades estão devidamente caracterizadas e equipadas. A medida reforça a fiscalização, o policiamento e o resgate nas rodovias, praias e rotas turísticas do Estado, em especial no período de alta estação e feriados. No geral, o investimento do Governo do Ceará vai ultrapassar os R$ 11 milhões.