Polícia Civil captura quatro pessoas e recupera objetos furtados na UECE

9 de setembro de 2016 - 18:19

Um violino, violão, contrabaixo, clarinete e outros instrumentos de corda e de sopro furtados de dentro da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foram recuperados pela Polícia Civil do Estado (PCCE). A ação policial que resultou na apreensão dos materiais também culminou nas capturas de três adolescentes suspeitos do furto e na prisão de um homem suspeito de ser o receptador dos instrumentos. Os trabalhos policiais foram desenvolvidos, durante os últimos dias 06 e 07, nos bairros Itaperi e Serrinha, ambos nas proximidades da UECE – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) – e no Bom Jardim – AIS 2.

O furto, ocorrido no dia 27 de agosto deste ano, é investigado por equipes do 5º Distrito Policial. O delegado Renê Andrade, responsável pelas investigações, considera o caso elucidado. Todos os instrumentos subtraídos foram recuperados. Entre eles, um contrabaixo de fabricação mexicana avaliado em mais de R$ 3 mil. O material foi retirado do laboratório de música da universidade. Os três menores capturados, um garoto e duas garotas com idades entre 15 e 17 anos, são os suspeitos do delito.

O quarto capturado é um homem identificado como Jolcilan Pereira da Silva (31), apontado como o receptador dos produtos. Parte dos instrumentos foi encontrada com ele e o restante ainda com os adolescentes. Ainda durante as diligências policiais, um quinto suspeito foi identificado como sendo outro receptador: George Rodrigues da Silva (40), natural do Estado de São Paulo e que responde por homicídio. Mas nada de ilícito foi apreendido com ele, indiciado no inquérito policial.

Jolcilan foi encaminhado para o 5º DP e autuado por receptação. O trio de menores foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foram autuados por furto qualificado por arrombamento. Todos confessaram o delito, inclusive o garoto assumiu já ter furtado outros equipamentos do local, como notebooks.

Trabalho continuado

Alguns meses antes, os trabalhos de investigação realizados pelos policiais do 5º DP também levaram a Polícia a Anderson de Oliveira Pires (23), outro suspeito de atuar no cometimento de furtos na instituição de ensino. Ele foi indiciado no inquérito que investiga os casos. Ainda de acordo com o delegado Renê Andrade, as investigações continuam sobre outras ocorrências de furtos cometidos dentro da universidade.