Polícia Civil impede vingança e captura chefe de quadrilha no interior

19 de maio de 2015 - 20:20

Com o objetivo de preservar vidas, uma operação realizada pela Polícia Civil impe­diu um crime de vingança e capturou o chefe de uma organização criminosa conhecida como “Irmãos Coragem”, que atua no município de Sobral. A ação foi efetuada por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e por policiais da Delegacia Regional de Sobral – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará.

Prisão do chefe

O preso se trata de Erandir Batista Ferreira (38), conhecido como “Careca”, que responde a três procedimentos policiais por roubo e a quatro procedimentos por lesão corporal, além de furto, ameaça e associação criminosa, entre outros. Ele é o chefe dos “Irmãos Coragem”.
O acusado foi abordado próximo à sua residência, na Rua Maria Motão, às margens da BR 222, bairro Sumaré, em Sobral. No imóvel, os policiais apreenderam um revólver de calibre 38 com numeração raspada e seis munições intactas, as quantidades aproximadas de 100g de cocaína e 240g de crack, uma balança de precisão e 390g de um pó branco indefinido. O infrator foi autuado por tráfico e associação para o tráfico de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

A captura é resultado de investigações e de denúncias. Os policiais receberam informações de que os “Irmãos Coragem” estariam se articulando para vingar uma tentativa de homicídio efetuada contra um dos integrantes do grupo, conhecido como “Marquinhos”, que é irmão de “Careca”. A tentativa de homicídio foi cometida por integrantes de um grupo criminoso rival.
O atentado teria ocorrido na última quarta-feira (13). A vingança da agressão seria efetuada nos últimos dias. Ao tomar conhecimento dos fatos e da possível desafronta, os policiais montaram campana próximo à casa de “Careca” no intuito de prendê-lo e, assim, impedir a sequência de crimes.

“Irmãos Coragem”

A organização criminosa “Irmãos Coragem” é composta por aproximadamente 20 a 30 homens atuantes no tráfico de drogas em Sobral, com envolvimento em roubos a fazendas e a instituições financeiras. O chefe Erandir também é suspeito de comandar vários homicídios na região. Ele ainda é proprietário de três fazendas usadas para a lavagem do dinheiro dos roubos e do tráfico de entorpecentes.