Oficina de segurança testa projeto para Copa

11 de março de 2014 - 09:33

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desenvolveu, no último domingo (09), mais uma ação integrada com os órgãos vinculados, além das forças nacionais, para reforço da segurança em grandes eventos. A operação aconteceu na Arena Castelão, durante partida entre Fortaleza e Ceará e serviu como teste para os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014.

Na ocasião, foram realizadas oficinas temáticas referentes ao aperfeiçoamento tático operacional da segurança para a Copa, que tem a capital cearense como uma das cidades-sede. Todos os equipamentos para ofensivas de buscas e apreensões, escoltas e batedores, além de rotas e vias não urbanas foram testados.

Durante o jogo, foram utilizadas, ainda, as estruturas e os equipamentos do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), sediado na sede da SSPDS; do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), no Castelão; do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM); da Plataforma de Observação Elevada (POE) – caminhão que contém 14 câmeras em uma torre de 15 metros de altura; do Imagiador – câmera ultraHD – acoplado em helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); além das 86 câmeras espalhadas pela cidade.

Cerca de 560 homens das Polícias Militar e Civil (PM/PC), além da Coordenadoria de Inteligência, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da SSPDS trabalharam na operação. Órgãos de segurança federais e municipal também estiveram presentes nas oficinas táticas de imersão na Arena.

A ação em resultados

Durante o evento, foram efetuadas três prisões em flagrante. Os presos são: Felipe dos Santos Evangelista (19), preso por posse de bomba de fabricação caseira; Lucas Silva Cisne Frota (31), preso por dano ao patrimônio; e Eduardo Rodrigues de Sena Neto (23), preso em flagrante por roubo.

Segundo o delegado do posto avançado do 16.º DP da Arena Castelão, Romério Almeida, além dos flagrantes, 42 adultos e 25 adolescentes foram conduzidos ao DP. Todos eles foram abordados em um ônibus – que fazia a linha Parangaba/Castelão – e flagrados com pedras e rojões. Um boletim de ocorrência foi feito e os passageiros foram impedidos de assistir ao jogo. Ao final da partida, todos foram liberados por não ter sido possível comprovar a culpabilidade individual de cada um.