Policiais participam de treino de Escolta de autoridades para Copa das Confederações

13 de maio de 2013 - 14:59

Os 25 policiais da primeira turma de Escolta e Batedor, ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), participaram nesta segunda-feira (13) de uma aula prática com as principais rotas que serão usadas por autoridades e seleções durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo em 2014.

Na rua, a equipe colocou em prática quatro rotas. Os percursos foram da Sede do Batalhão do Raio ao aeroporto antigo, no bairro Vila União; entre o aeroporto antigo e a Arena Castelão; da Arena Castelão ao Aeroporto Internacional Pinto Martins; e do Aeroporto ao hotel Gran Marquise. As rotas foram feitas em 7 minutos, 13 minutos (percurso entre aeroproto/arena), 13 minutos (percurso Arena/aeroporto) e 19 minutos (aeroporto/hotel).

Apesar de ser a primeira aula na rua, os policiais já tiveram seus conhecimentos colocados em prática durante na última quinta-feira (9) quando fizeram a escolta do cantor Paul McCartney e da banda durante o show que aconteceu na Arena Castelão. "A equipe foi muito elogiada pela produção do cantor, por seu profissionalismo e celeridade", afirmou o coordenador do curso, Márcio de Oliveira, que também é comandante do BPRaio.

Ainda segundo o coordenador do treinamento, serão 100 policiais formados pelo curso, divididos em quatro turmas de 25 alunos, com 80 horas/aulas cada. Durante as aulas são ministradas disciplinas como Legislação e Trânsito Aplicada, Atendimento Pré-Hospitalar, Manutenção Básica de Motocicletas, Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Escolta e Batedor e Técnicas de Abordagem com Motocicletas, além de Estágio Supervisionado.

O diretor geral da Aesp, John Roosevelt Rogério de Alencar, ressaltou a importância do curso para os agentes da segurança pública. "Os nossos policiais estão aperfeiçoando suas técnicas e testando suas habilidades já desenvolvidas. A oportunidade da capacitação é uma das formas de valorizar o trabalho desses profissionais. Nessas simulações de rotas possíveis para os grandes eventos, como Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014, que dizem respeito a uma doutrina que vale para todas as cidades sedes, os nossos policiais demonstraram iniciativa, espírito de equipe, disposição física e não foi necessário fazer nenhuma parada durante o trajeto."

O curso faz parte de um convênio entre a Secretaria de segurança Pública e Defesa Social, por meio da Aesp e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. Serão 13 cursos com 57 turmas e formar 1.430 policiais para os eventos que irão acontecer em Fortaleza.

Entre os cursos previstos estão: Noções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Atendimento Pré-Hospitalar, Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa FIFA 2014, Negociador Policial em Ocorrências de Crises, Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes, Segurança e Apoio ao Turista, Policiamento Montado em Grandes Eventos, Uso Diferenciado da Força, Escolta e Batedores, Segurança de Dignitários para Operadores e Análise Criminal Aplicada a Grandes Eventos.