Nordeste debate formação profissional dos agentes de segurança na Aesp

19 de novembro de 2012 - 14:32

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) abriu nesta segunda-feira (19), o debate com representantes dos nove estados do Nordeste sobre a formação e capacitação dos profissionais da área da segurança pública na região. O I Encontro de Gestores dos Órgãos de Ensino do Sistema de Segurança Pública do Nordeste (I ENGESP/NE) é uma forma de trocar casos de sucesso na formação dos agentes e levantar pontos de padronização para a formação destes profissionais.

"Estamos aqui para discutir uma fórmula única de ministrar essa capacitação, de gerar esse fomento para a formação dos futuros profissionais na área da segurança para muito além da preocupação com os eventos da Copa das Confederações ou Copa 2014", afirmou o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Francisco Bezerra.

De acordo com o secretário o encontro surgiu a partir de uma necessidade identificada pelos membros do colegiado do Conselho de Segurança do Nordeste (Consene) de haver uma troca e modelo de formação profissional entre as academias responsáveis pelas formação dos agentes. A ideia teve como base a "Operação Divisa Segura", encabeçada pelo próprio secretário Bezerra, que visitou os estados que fazem divisa com o Ceará no ano passado para estreitar as relações e trocas de informações a fim de garantir maior segurança nas divisas do Ceará com Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí. A ideia foi adotada pelo Consene e hoje a operação foi ampliada para todos os estados do Nordeste.

O encontro prosegue até esta terça-feira (20) e conta com representantes das academias de formação de policiais militares, civis e bombeiros dos estados da Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Da troca de experiências e casos de sucesso, o Engesp/NE irá criar um documento que subsidiará a próxima reunião do Consene, em dezembro deste ano, na Paraíba.