Representantes de 8 estados nordestinos discutem segurança pública em Juazeiro

11 de outubro de 2011 - 16:32

Representantes dos sistemas de Segurança Pública de oito dos nove estados nordestinos estiveram reunidos nesta terça-feira (11.10), no Auditório do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. O encontro deu sequência à série de reuniões de trabalho que estão sendorealizadas para alinhar ações integradas de segurança nos municípios situados nas regiões limítrofes dos estados. A iniciativa de unir esforços contra o crime organizado partiu do titular da SSPDS, Francisco Bezerra.

Além do secretário Francisco Bezerra, que abriu os trabalhos, estiveram presentes o comandante geral da PM-CE, Coronel Werisleik Pontes Matias, o Comandante do CPI, Cel. Sérgio Costa, o Delegado Geral de Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, e todos os delegados de Polícia Civil dos municípios cearenses situados na região de divisa. Também presentes comandantes e subcomandantes das unidades fronteiriças das PMs, entre outras autoridades policiais dos estados dos demais estados.
 
INICIATIVA – Em julho passado, o titular da SSPDS-CE, Francisco Bezerra, visitou os membros das cúpulas de segurança pública dos estados que têm divisas com o Ceará. Nas reuniões foram traçadas estratégias para operações conjuntas nas divisas dos estados. Também foram definidos protocolos de compartilhamento ágil de informações e ações de inteligência policial. Os secretários de segurança, que estiveram sempre acompanhados dos comandantes das polícias Civil e Militar, também definiram, naquela ocasião, umalinha direta para comunicação de ocorrências nas áreas limítrofes.
 
?O objetivo é estabelecer um canal de mão dupla, através do qual poderemos informar ou ser informados de ocorrências nas áreas próximas às divisas para que o estado vizinho adote providências como fechar as divisas?, detalha Bezerra. As reuniões com os titulares de segurança dos estados fronteiriços são parte da estratégia da SSPDS-CE de fortalecer as ações de segurança no interior do Estado.
 
Desde então, ficou estabelecido que os agentes dos sistemas de segurança que atuam nas divisas se reuniriam pra detalhar as ações. A primeira reunião nesse sentido foi realizada cidade de Sousa, sertão da Paraíba. Em seguida, Mossoró (RN) recebeu o mesmo grupo de trabalho. Outras duas reuniões ? em Petrolina e Serra Talhada – aconteceram em setembro.A próxima reunião acontece ainda neste mês, em Pedro II, Piauí.

EVENTO CRESCE ? A reunião de Juazeiro do Norte foi a comprovação do crescimento, em importância, da iniciativa de unir esforços contra a criminalidade. Além de representantes dos estados que mantém divisas com o Ceará (Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco), Bahia, Alagoas e Maranhão mandaram representantes. ?Viemos aqui para conhecer a iniciativa idealizadapelo secretário Bezerra?, disse o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Dário César Barros Cavalcante.

Além dos secretários de Alagoas e dos representantes dos Sistemas de Segurança Pública de Bahia e Maranhão, o Exército Brasileiro esteve presente nas pessoas do Tenente Coronel Carlos Alberto Pereira Leonel Massiglia e do Subtenente Marcelo Lizuka Miyoshi. Eles representaram o General Barroso Magno, Diretor de Produtos Controlados do Exército. É esse setor que controla a comercialização, o transporte e o armazenamento de explosivos no País.

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6518
E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.br
Twitter: @sspdsce