OPERAÇÃO ?ALTA ESTAÇÃO?

5 de dezembro de 2008 - 00:00

As atividades da Operação Alta Estação  se estenderão até oito de março de 2009.

Ação foca todo o Estado, priorizando os locais de maior freqüência de turistas e da população cearense no período classificado como alta estação. “É a Segurança Pública trabalhando de forma ostensiva e preventiva, para garantir tranqüilidade aos cearenses e visitantes, tendo em vista que o Ceará é hoje um grande pólo turístico”, afirma o secretário Roberto Monteiro.

Na Capital e Região Metropolitana, os pontos relevantes são o Centro Dragão do Mar, praias do Futuro, Iracema, Náutico, Iguape, Presídio, Icaraí e do Cumbuco. Já no interior, os locais que contarão com maior presença dos agentes de segurança são: Aracati, Barbalha, Camocim, Canoa Quebrada, Crato, Ipu, Itapipoca, Jeriquaquara e Paracuru. A SSPDS estará representada nesse esquema por meio das coordenadorias de Integração e Planejamento Operacional (COPOL), de Inteligência (COIN) e de Operações Aéreas (CIOPAER).

A Polícia Civil, no exercício constitucional de Polícia Judiciária, disporá em suas atividades ordinárias e extraordinárias de um efetivo de 503 profissionais, sendo 45 delegados, 61 escrivães e 214 inspetores para Capital e Região Metropolitana; e 11 delegados, 44 escrivães e 128 inspetores no interior do Estado. Além desse aparato de recursos humanos, essa vinculada disponibilizará 61 viaturas como suporte motorizado para o efetivo empregado tanto na Capital quanto no interior do Estado.

Já a Polícia Militar, priorizando os pontos relevantes na Capital e Região Metropolitana, empregará o efetivo de 303 policiais, sendo que deste total 124 constituem o efetivo especial. No interior, será dada maior atenção às cidades e regiões onde o fluxo de  visitantes é mais intenso – conforme pontos citados anteriormente. Além dos recursos humanos empregados ordinariamente, essa vinculada fará uso do reforço de 376 milicianos que se desdobrarão em suas missões por meio de atividades motorizadas, moto-patrulhamento e cavalaria, contando também com  a presença da Companhia Independente de Policiamento turístico – PMTUR. Destacam-se, ainda, as atividades operacionais de fiscalização de trânsito-rodoviário efetivadas pela Companhia de Policiamento Rodoviário -CPRV, e Detran, sendo que  a Companhia Rodoviária empregará 386 servidores.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, levando em conta os logradouros mais procurados pelos visitantes no período de férias, disporá para Capital e Região Metropolitana de um grupo extra de 40 homens, além do emprego de seu efetivo ordinário. Já os pontos turísticos de maior afluxo de visitantes no interior do Estado terão um reforço de 30 servidores. Finalmente, a Perícia Forense do Ceará – Pefoce (a mais nova vinculada da SSPDS), trabalhará com o intuito de oferecer maior celeridade no que se refere aos serviços técnico-científicos de criminalística.

Além dos órgãos vinculados à SSPDS, a operação Alta Estação conta com o apoio das Forças Amigas: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Autarquia Municipal de Transito e Cidadania e Prefeituras Municipais. Apóiam também a iniciativa, as secretarias estaduais do Turismo e do Trabalho e Desenvolvimento Social. A Secretaria de Saúde do Município estará engajada na missão por meio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Outras Informações:
Jornalista Angélica Martins
Assessoria de Comunicação da SSPDS.
Fone: (85) 3101.6517 /  3101.6518 (fax)