Mais de 47 mil inscritos no concurso

12 de agosto de 2008 - 00:00

O Concurso Público para ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará, especificamente para o Ronda do Quarteirão e que terá início no próximo mês de setembro, conta com um total de 47.520 jovens inscritos. Destes, 7.849 mil são mulheres e 39.671 são homens. Ao todo, estão sendo ofertadas duas mil vagas, sendo 1900 para o sexo masculino e 100 para o feminino, de acordo com a Lei Nº 13.767/2006, que trata da fixação de efetivo da Polícia Militar do Ceará.

O concurso será divido em três etapas: a primeira constará de exame intelectual, aferido por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda compreende inspeção de saúde, com exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, de caráter unicamente eliminatório. A terceira e última é o próprio Curso de Formação Profissional, com o candidato passando pela fase classificatória, podendo, inclusive, ser eliminado.

A prova objetiva acontecerá na tarde do dia 14 de setembro e terá duração de 3 horas e 30 minutos. Os locais e horários de realização do exame serão publicados no Diário Oficial e divulgados na Internet, no endereço www.cespe.unb.br/concursos/pmce2008. A remuneração para os soldados integrantes do Ronda do Quarteirão ? soldo mais gratificação – chega à casa dos R$ 1.900,00.

RONDA

O Ronda do Quarteirão teve início em novembro de 2007, em cinco áreas piloto: Bom Jardim, Jangurussu, Centro, Meireles e Maracanaú. Depois foi sendo distribuído em outras localidades, atendendo as áreas que mais necessitavam por apresentarem maior índice de criminalidade. A primeira fase foi concluída em junho, com a cobertura total de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. O objetivo do governador Cid Gomes é levar o programa para todo o território cearense, tendo em vista tratar-se, na realidade, de uma filosofia de trabalho.

A segunda fase de implantação do Ronda do Quarteirão se desenvolverá logo após o concurso, com o policiamento comunitário se estendendo aos outros dez municípios que perfazem a Região Metropolitana de Fortaleza e às cidades do Crato, Juazeiro, Barbalha, Sobral, Itapipoca, Canindé, Crateús e Iguatu, a maioria delas com mais de 100 mil habitantes.

Em 2009 será a vez dos municípios com mais de 50 mil habitantes. Até o final de 2010, o Governo do Estado pretende levar essa modalidade de policiamento aos demais municípios. Nesse novo modelo, o policial tem que respeitar e ouvir o cidadão, considerando seus anseios, angústias e carências. Com a implantação do programa, a idéia é que a Polícia Militar do Ceará adote a mesma postura comportamental, utilizando, também, o mesmo tipo de viatura, gerando um resultado de ação uniforme, solidário e comunitário.

O policiamento comunitário é feito com viaturas tipo 4×4 equipadas com câmeras, computador de bordo, GPRS e telefone. O aparato conta, ainda, com motocicleta 400cc, off road, que servem de apoio e garantem a incursão dos policiais nos locais de difícil acesso. Em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, cada área do Ronda do Quarteirão é atendida por doze policiais distribuídos em três turnos e que se revezam a cada oito horas de trabalho.  Cada área tem um número próprio para chamada, além do 190.
 Para efetivação do Ronda, Fortaleza, Caucaia e Maracanaú foram divididas em 122 áreas, sendo 91 em Fortaleza, 22 em Caucaia e nove em Maracanaú. No total, estão envolvidos 1.494 policiais, entre praças e oficiais, e 264 viaturas (carros e motos). Cada setor do Ronda – com áreas situadas entre 1,5 a três quilômetros quadrados e cerca de 25 mil habitantes-  está dividido por uma ?cerca eletrônica? para controle do limite de atuação, diretamente ligada à CIOPS ? Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, onde são registradas as ocorrências.

Outras informações:
Coordenadoria de Comunicação Social da SSPDS
Jornalista Angélica Martins
(85) 3101.1270 / 3101.1301 (Fax)