Proerd promove solenidade de formatura em Fortaleza para 540 alunos do programa

20 de junho de 2018 - 17:25 # # # #

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) promoveu uma solenidade de encerramento das atividades desenvolvidas com crianças de seis escolas de Fortaleza. Além dos estabelecimentos de ensino, jovens da Instituição Casa Abrigo também participaram da ação. O evento aconteceu no Shopping RioMar Kennedy, na tarde dessa terça-feira (19), e contou com a presença do comandante do Policiamento Comunitário (CPCom), Cel Francisco Souto, e dos policiais militares instrutores dos alunos.

Ao todo, 540 alunos participaram da solenidade de encerramento, juramento e entrega de certificados de conclusão das atividades do Proerd no primeiro semestre de 2018. O Proerd trabalha na formação de jovens conscientes sobre o que são as drogas e seus efeitos, por meio de ações educativas realizadas pela Polícia Militar nas escolas. As atividades do programa duraram quatro meses, contando com carga horário total de 60 horas/aula.

Os estudantes, com idade entre 9 e 12 anos, prestaram juramento com o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência. O conteúdo das aulas e atividades educativas compreenderam temáticas sobre bullying nas escolas, ética e cidadania, meio ambiente e combate à violência e às drogas. Dois alunos de cada escola, que se destacaram diante das aulas ministradas, foram premiados com medalhas. Todas as instituições receberam troféus em reconhecimento à parceria e à confiança no projeto.

Proerd

O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com base com no DARE (Drug Abuse Resistance Education). O programa foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles. Aqui no Brasil, o Estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a implantar o projeto, em 1993. Em 2001, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) aderiu ao programa, que é atualmente operacionalizado pelo Comando de Policiamento Comunitário (CPCom).

Cada escola teve dois alunos que se destacaram e cada um levou uma medalha. Cada escola recebeu um troféu. Todas as diretoras, coronel F.Souto e coronel Autragésilo, capitã Samila, tenente Liana. Banda do Rondinha.