Atuação do Bepi da PMCE resulta nas apreensões de 182 armas de fogo e 2.978 munições no interior

21 de julho de 2022 - 19:17 # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), apreendeu, no primeiro semestre deste ano, 182 armas de fogo e 2.978 munições, durantes as operações e ações ostensivas e preventivas em combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs).

Também nos primeiros seis meses de 2022, o Bepi apreendeu 47 veículos, recuperou 118 aparelhos celulares roubados ou furtados e prendeu 219 pessoas suspeitas de participação em práticas criminosas. Importante destacar que o batalhão especializado contribuiu para a redução em ações contra instituições financeiras em todo o Estado. Em comparação aos seis meses de 2021, o primeiro semestre de 2022 apresentou uma retração de 66,7%, indo de três crimes registrados no ano passado para um, neste ano.

Apreensões de entorpecentes

O balanço do Bepi, que engloba o primeiro semestre de 2022, contempla também as apreensões de entorpecentes. Foram 147 quilos de maconha, dez quilos de crack e 6,5 quilos de cocaína.

Sobre o Bepi

O Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) é uma unidade que atua em suplementação às demais unidades operacionais da Polícia Militar, no interior do Estado. Ele é composto por duas companhias: a 1ª Companhia do 4° Batalhão (Bepi/Cotar) e a Companhia de Operações de Divisas (COD), que são responsáveis por realizar o patrulhamento tático rural.

A 1ª Companhia do 4° Batalhão (Bepi/Cotar) atua em ocorrências como o combate ao tráfico de drogas e armas, roubo de cargas e nas ações contra instituições financeiras em localidades interioranas. A Companhia de Operações de Divisas (COD) atua da mesma forma, porém, com foco nas divisas do Estado. Ambas as companhias são subunidades do Bepi e têm a sua divisão em pelotões distribuídos de acordo com as peculiaridades geográficas do Ceará.