SEGURANÇA PÚBLICA LANÇA OPERAÇÃO ALTA ESTAÇÃO

1 de dezembro de 2009 - 00:00

Este ano, mais de 2.300 homens priorizarão as áreas mais procuradas por turistas e cearenses de hoje até o dia 8 de março.

A Operação Alta Estação foi lançada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
(SSPDS), na Praça Dragão do Mar, na Praia de Iracema. Este ano 2346 homens da SSPDS, além dos órgãos vinculados à operação participam das ações que seguem até o dia 8 de março na Capital, Região Metropolitana e Interior. Destaca-se que o efetivo utilizado este ano representa um aumento em torno de 40% quando comparado com a Operação Alta Estação do ano passado.

Na Capital, os pontos relevantes serão o Centro Dragão do Mar, praias do Futuro, Iracema,
Náutico, Iguape, Presídio, Icaraí e Cumbuco. No Interior, os locais que contarão com maior presença dos agentes de segurança são: Aracati, Barbalha, Camocim, Canoa Quebrada, Crato, Ipu, Itapipoca, Jericoacoara e Paracuru.

A Polícia Militar disponibilizará 1.524 policiais para a operação. Já a Polícia Civil, realizando as atividades de Polícia Judiciária, empregará 712 profissionais. O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, destacará 110 homens para atuarem nas praias, rios e lagoas do Interior. A SSPDS estará representada nesse esquema por meio das coordenadorias de Integração e Planejamento Operacional (COPOL), de Inteligência (COIN), de Operações Aéreas (CIOPAER) e de Operações de Segurança (CIOPS).

As ações serão realizadas por meio de atividades motorizadas, moto-patrulhamento e cavalaria, contando também com a presença da PMTUR, que dará apoio por meio de um efetivo de 183 militares. Destacam-se, ainda, as atividades operacionais de fiscalização de trânsito rodoviário efetivadas pela Companhia de Policiamento Rodoviário – CPRV, que ontará esta ano com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, cuja missão é promover fiscalização quanto à presença de animais nas rodovias, procedendo, se for o caso, as devidas apreensões desses semoventes que põem em risco o
transito nas estradas.

Este ano, além das viaturas tradicionais, os bombeiros também utilizarão veículos especiais como Trollers e Jetskis. Finalmente, a Perícia Forense do Ceará – Pefoce (a mais nova vinculada da SSPDS) trabalhará com o intuito de oferecer maior celeridade no que se refere aos serviços técnico-científicos de criminalística.

Além dos órgãos vinculados à SSPDS, a operação Alta Estação conta com o apoio de órgãos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), como a Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria Geral de Justiça, Juizado da Infância e da Juventude, Autarquia Municipal de Transito Serviços Públicos e de Cidadania, Detran e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Apóiam também a iniciativa, as secretarias estaduais do Turismo, do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Justiça e Cidadania e Secretaria da Fazenda. Também colaboram com a operação, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e prefeituras municipais das cidades envolvidas nas operações.

Operação Alta Estação em números
Polícia Militar 1.524