GOVERNO ESTADUAL INAUGURA DELEGACIA MUNICIPAL DE POLÍCIA EM PARAMBU

22 de novembro de 2009 - 00:00

O município de Parambu  que dista 408 km de Fortaleza, ganhou nesta sexta-feira (20), uma Delegacia de Polícia totalmente equipada. O prédio segue o padrão de identidade visual adotado pelo governo estadual, com linhas modernas e arrojadas, ofertando melhores condições de trabalho aos servidores e um atendimento eficiente ao público. A inauguração contou com as presenças do governador Cid Gomes e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, dentre outras autoridades.

Para a construção da nova unidade policial, localizada na região dos inhamuns,   foram investidos RS 591.759,85 (quinhentos e noventa e hum mil, setecentos e cinqüenta e nove reais e oitenta e cinco centavos), além de R$ 338.817,47 (trezentos e trinta e oito mil, oitocentos e dezessete reais e quarenta e sete centavos) para a aquisição de equipamentos e utensílios, valores oriundos do tesouro estadual. A obra vem atender a um antigo anseio da população local, que há décadas aguarda pelo equipamento. A Delegacia Municipal de Parambu faz parte da meta traçada pelo Governo Estadual, no sentido de construir 50 delegacias até o ano de 2010.

As edificações, de acordo com o projeto e concepção aprovados pelo Governo,  contam com os seguintes compartimentos: recepção ampla e totalmente refrigerada; gabinetes do delegado titular, adjunto, inspetor geral, comando da Polícia Militar e apoio da PM; depósito para armas das Polícias Civil e Militar; salas de reconhecimento, inspetoria e investigação; alojamento para os policiais; banheiro exclusivo para deficiente físico mais os reservados para sexos masculino e feminino; salas de análise criminal e também de informação, com estações de rádio fixo e móvel, além de copa e amplo estacionamento. Cada delegacia  municipal conta, ainda, com duas viaturas totalmente equipadas.

Foram inauguradas recentemente as delegacias de Tamboril, Guaraciaba do Norte e Massapê. As próximas serão as de Ipueiras, Santana do Acaraú, Mauriti, Viçosa do Ceará e Lavras da Mangabeira. Outras edificações se encontram em obras, algumas já em fase de acabamento. São os casos de, Trairi, Pentecoste, Pedra Branca, Itarema, Caririaçu, Amontada, Várzea Alegre e Milagres e Missão Velha. Vale ressaltar que já contam com processos licitatórios em andamento para construção de equipamentos semelhantes, os municípios de Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Jaguaretama, Alto Santo, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Varjota, Pacujá e Coreaú. A programação prevê, ainda para 2009, o início das edificações de mais seis unidades da Polícia Civil no interior. No momento, estão sendo estudadas as propostas para construções de delegacias em Chorozinho, Pindoretama, Indepedência, Banabuiú, Orós e Araripe. A delegacia de Granja está aguardando a desapropriação do terrenio para o início das obras. Já a unidade do município de Aurora depende da conclusão da licitação.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira