PERÍCIA FORENSE DO CEARÁ SERÁ UMA DAS MAIS AVANÇADAS DO PAÍS

7 de maio de 2009 - 00:00

A Perícia Forense do Ceará (Pefoce), a mais nova vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), deverá ser em breve uma das mais avançadas do País. O Governo do Estado já iniciou as obras de reforma no prédio que hoje abriga o conhecido IML, localizado na Avenida Castelo Branco (Leste-Oeste), 901. A reforma custará aos cofres do tesouro estadual, aproximadamente oito milhões de reais, entre obras e aquisição de equipamentos. Quando concluído, alí funcionarão, com novas instalações e tecnologia de ponta, as coordenadorias das  perícias Criminal e Medicina Legal.

Com a criação da Pefoce, por intermédio da Lei 14.055/08, e o salto rumo à modernização, as estruturas dos antigos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML), contarão com maiores e melhores condições de trabalho, o que certamente resultará em investigações tecnicamente mais apuradas. Para o perito geral da Pefoce, Maximiano Chaves,  além das melhorias nos setores técnico-científico, também chegarão avanços no setor de recursos humanos. Ele adianta que fora as reformas propriamente ditas, há um projeto a ser executado que prevê uma constante reciclagem dos peritos: “Não adianta você dar o melhor prédio do mundo e colocar nele pessoas desatualizadas  para trabalhar”, sentencia Chaves.

Segundo ainda o gestor da Pefoce, o Estado do Ceará, a exemplo de outros dezesseis estados brasileiros, conta a partir de agora com um órgão técnico-científico independente, deixando de ser subordinado à Polícia Civil, tendo autonomia técnica, patrimonial e administrativo-financeira, o que resultará em maior tranquilidade para a execução das atividades periciais. Para ele, após concluídas as reformas, “as atividades de perícia criminal e médico-legal serão executadas 24 horas por dia com reais condições físicas e estruturas invejáveis”, comemora Maximiano.

A obra de reforma do prédio da Pefoce envolve restauração dos sistemas elétrico e hidro-sanitário, implantação de novos equipamentos de climatização e troca de revestimentos, incluindo pisos, forros e paredes. Além da renovação da parte física, constam ainda do projeto a aquisição de novas câmaras frigoríficas, elevando para 100 a capacidade de armazenamento de corpos. Também a sala de necrópsia passará a contar, entre outros itens, com  20 mesas que são o que há de melhor no setor. Para examinar os corpos, os peritos e auxiliares terão à disposição um novo aparelho de raio X, além da disponibilidade de um intensificador de imagens que faz uma espécie de rastreamento nos corpos, indentificando e localizando objetos e/ou substâncias, como projéteis ou tipos de droga. A parte laboratorial também será modernizada, otimizando a realização de exames de análise toxicológica, química, hematológica e de origem patológica. 

Concluída a execução da obra, o novo prédio ganhará um andar subterrâneo, onde funcionarão a parte administrativa da Pefoce e o setor de perícia criminal. Já no pavimento térreo serão executadas as atividades de  Medicina Legal  e exames laboratoriais. A previsão de conclusão dos trabalhos é de um ano. Para dar suporte a toda essa estrutura, a Pefoce também renovou a frota de veículos, com a aquisição de vans tipo furgão (rabecão) e caminhonetas Hilux.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br