Defesa Civil do Ceará e Supesp promovem a 2ª Conferência Regional de Proteção e Defesa Civil

15 de maio de 2026 - 10:38 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), realizaram na cidade do Crato – Área Integrada de Segurança Pública 2 (AIS 2) do Ceará, a 2ª Conferência Regional de Proteção e Defesa Civil voltada à construção do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará, contemplando a Bacia Hidrográfica do Salgado, na região do Cariri Cearense. A conferência foi realizada na última terça-feira (12).

A Bacia do Salgado é composta por 23 municípios e o encontro contou com a participação de 45 representantes, oriundos de 15 municípios da região, fortalecendo o diálogo interinstitucional e a construção coletiva de propostas voltadas à prevenção, mitigação, preparação e resposta aos desastres.

Durante a abertura do evento, o vice-prefeito do município do Crato, Francisco Leitão Moura, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Estado na elaboração do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, agradecendo aos municípios participantes e dando boas-vindas a todos os presentes na cidade do Crato.

O coordenador da conferência regional no Crato, capitão CBMCE Carlos Araújo, ressaltou a relevância do encontro para a construção de um plano executável, alinhado às necessidades e à realidade local dos municípios cearenses. Segundo ele, a participação ativa das Defesas Civis municipais e dos diversos órgãos envolvidos é fundamental para garantir um planejamento eficiente e integrado.

 

Os trabalhos foram conduzidos pelo Grupo de Trabalho (GT), composto pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), vinculada ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), e pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsáveis pela organização e mediação das atividades desenvolvidas ao longo da conferência.

Ao final do encontro, o capitão CBMCE Carlos Araújo destacou ainda que todas as propostas apresentadas pelos participantes serão analisadas e consideradas na composição do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará, instrumento estratégico que busca fortalecer a gestão de riscos e desastres em todo o Estado.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE.