Curso de Busca Terrestre: Aesp realiza primeira capacitação do Nordeste para atuação em áreas rurais e de difícil acesso
13 de março de 2026 - 11:54 #AESP #Capacitação #CBMCE
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), no próximo dia 16, iniciará o primeiro Curso de Busca Terrestre promovido na região Nordeste. A iniciativa é voltada à qualificação de profissionais para atuação em ocorrências de busca por pessoas desaparecidas em áreas rurais e de difícil acesso.

Com carga horária de 120 horas-aula, a capacitação contará com a participação de 24 alunos, entre bombeiros militares do Ceará e representantes da Polícia Militar do Ceará, da Polícia Penal do Ceará e do Exército Brasileiro. A formação reunirá, ainda, bombeiros militares de outros estados da Federação como Maranhão, Paraíba, Piauí e Acre, o que evidencia o alcance interestadual da iniciativa e contribui para o intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos entre as instituições participantes.
A realização do curso representa um importante avanço para o fortalecimento da segurança pública cearense, ao ampliar a preparação técnica dos profissionais que atuam em operações de busca em ambientes naturais e em localidades remotas.“Esse curso representa um marco para o Ceará. Trata-se da primeira formação estruturada em busca terrestre promovida no estado. No país, somente Santa Catarina e Mato Grosso oferecem treinamentos consolidados nessa especialidade”, destaca o coordenador do curso da Aesp, capitão do CBMCE Eliomar Alves.
As aulas possuem caráter predominantemente prático, com simulação de cenários reais e aplicação de técnicas especializadas de busca terrestre. Paralelamente, os participantes receberão instruções teóricas voltadas aos procedimentos, métodos e estratégias necessários à condução desse tipo de operação.
Fonte: Ascom Aesp.