“Operação Carnaval 2026”: Pelos céus do Ceará, Ciopaer/SSPDS atuou em 33 ocorrências com 56 horas de voo

19 de fevereiro de 2026 - 16:52 # # # # #

Fotos: Acervo Ciopaer/SSPDS

Durante todo o feriadão de Carnaval de 2026 no Ceará, os foliões contaram com o trabalho ininterrupto de mais de 9 mil agentes das Forças de Segurança em diversas modalidades de policiamento. Porém, os profissionais de segurança não se limitaram aos trabalhos por terra. No céu cearense durante o período festivo estava presente a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade especializada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Atuando de forma integrada às demais vinculadas da SSPDS, a Ciopaer contabilizou 56 horas de voo durante o feriadão.

Integrado aos profissionais de segurança e reforçando no patrulhamento, prevenção e resgate, a Ciopaer/SSPDS atuou em um total de 33 ocorrências – destas, 28 foram de patrulhamento preventivo que totalizaram 49 horas de voo. As demais ocorrências atendidas pela coordenadoria foram: dois apoios policiais (2 horas e 18 minutos), uma ocorrência de busca a pessoas perdidas (2 horas e 18 minutos), um resgate de pessoas à deriva (36 minutos) e um traslado (1 hora e 48 minutos).

Dentre as ocorrências atendidas pela coordenadoria, uma pessoa foi resgatada em uma localidade do município de Nova Russas, que fica na Área Integrada de Segurança Pública 7 (AIS 7) do estado.

“A atuação da Ciopaer na Operação Carnaval 2026, para nós, foi extremamente positiva, tendo em vista efetuarmos cerca de 50 horas de voo durante a operação, cumprindo dezenas de missões, tanto de patrulhamentos preventivos em apoio às ações da Polícia Militar, apoio às ações da Polícia Civil, e especialmente ao BPRE, no monitoramento do fluxo das rodovias, e ao Corpo de Bombeiros nas missões litorâneas e em outros mananciais do interior do estado, evitando, assim, questões de afogamento, fazendo a prevenção aquática e, quando necessário, atuando nas ações de resgate”, destacou o comandante da Ciopaer/SSPDS, coronel Marcus Costa.

Total de horas por base

Atuando com um efetivo diário de 47 agentes durante a Operação Carnaval 2026, a Ciopaer estava com seis aeronaves distribuídas em quatro bases ativas durante todos os dias de feriado no Ceará. O principal destaque vai para a sede da coordenadoria, com base em Fortaleza, que registrou 18 horas e 24 minutos de voo. Seguido da Capital, a base de Crateús (AIS 7) registrou 13 horas e 24 minutos.

Segurança de Norte a Sul do estado. As demais bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas em Juazeiro do Norte (AIS 2) e Sobral (AIS 3) registraram, respectivamente, 12 horas e 30 minutos, e 11 horas e 42 minutos. 

Transportes aeromédicos

Os helicópteros da Ciopaer são equipados com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea e contam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre cidades por vias terrestres e agilizar o socorro a pacientes em estado grave. As ações médicas são realizadas em parceria com as equipes do Samu 192 Ceará.

Durante a coletiva de imprensa para apresentar os detalhes do plano operacional da Operação Carnaval 2026, antes do início do feriadão, o comandante da Ciopaer, coronel Marcus Costa, destacou a parceria entre a secretaria e o Samu Ceará. “Essa importante parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará já dura cerca de 10 anos e, com isso, estaremos prontos para atender a vários tipos de ocorrências médicas no estado”, ressaltou na ocasião.

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.