“Operação Carnaval”: CBMCE não registra óbitos por afogamento nas áreas sob sua atuação e resgata, com vida, 62 banhistas

18 de fevereiro de 2026 - 17:58 # # # #

Com 739 agentes mobilizados, a operação resultou em 19.548 atendimentos preventivos em todo o Ceará 

Com o objetivo de fortalecer a proteção de cearenses e turistas durante o Carnaval 2026, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou 19.548 atendimentos preventivos em todo o estado. Como resultado do trabalho, que contou com o reforço de 739 bombeiros militares, nenhuma morte por afogamento foi registrada nos pontos sob vigilância da Corporação. Ao todo, 62 banhistas foram resgatados com vida. A Operação Carnaval teve início na última sexta-feira (13) e foi encerrada na manhã desta quarta-feira (18).

Entre as principais estratégias adotadas estiveram as 19.251 orientações realizadas por guarda-vidas, com foco em condições seguras para o banho.

A prevenção aquática também incluiu alertas e sinalizações em áreas de risco, além da distribuição de 14 mil pulseiras de identificação infantil. A medida possibilitou que, após acionamento das equipes, cinco crianças fossem localizadas e devolvidas aos responsáveis.

Durante o período, foram realizados ainda 27 atendimentos pré-hospitalares (APH) relacionados a casos de desidratação, incidentes com animais marinhos e outros tipos de ocorrências.

Operação Carnaval

Ao todo, foram disponibilizados 125 meios operacionais, sendo 92 viaturas operacionais; sete quadriciclos; oito ambulâncias de resgate; 23 embarcações, entre motos aquáticas, botes, escaleres e lanchas. Os bombeiros militares. Os BMs foram distribuídos em 139 postos, estrategicamente dispostos em áreas com maior concentração de público. 

A operação contou ainda com seis equipes de mergulho, distribuídas nos municípios de Fortaleza, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crateús e Limoeiro do Norte. A atuação garantiu pronta resposta a ocorrências aquáticas de maior complexidade e contribuiu para o resgate dos 62 banhistas.

No âmbito preventivo, também foram mobilizadas 24 equipes da Coordenadoria de Engenharia e Prevenção de Incêndio (Cepi), responsáveis pela realização de 196 vistorias técnicas em eventos temporários realizados em municípios cearenses.